quinta-feira, 17 de novembro de 2011

* Clareamento: produtos clareadores de sardas e manchas


IMPORTANTE PARA QUEM TEM MANCHAS: "Seja qual for o tom da pele, os pigmentados não devem usar certos produtos, como os que contêm soja na formulação. Substâncias presentes na soja agem como o estrógeno, hormônio que provoca manchas. Só os produtos que contêm soja com estrógeno removido podem ser usados por quem tem alta pigmentação."
NOTA: leiam a postagem "Pele: 16 tipos e mais sobre tratamentos", de 28/12/2011, para saber que tipo de cosmético seu tipo de pele aceita. 
IMPORTANTE: (http://www.cosmeticsonline.com.br/2011/noticias/detalhes-colunas/65/fatores+de+crescimento+na+reversao+do+fotoenvelhecimentoÉ estimado que, com apenas 15 minutos de exposição solar, ocorrem danos à elastina e ao colágeno suficientes para que haja a necessidade de remodelação.




Nenhum tratamento apaga as manchas por completo e de forma definitiva (não sei ainda sobre os lasers - ainda vou estudar) - pode até apagar por completo, mas só enquanto dura o efeito do produto - isso porque eles agem na síntese da melanina. Se você parar de usar, a síntese volta a acontecer. E tem mais: há alguns depoimentos (http://belezaesaude.dae.com.br/produtos-clarear-pele/) de que a pele se acostuma com o produto e depois ele não faz mais o mesmo efeito.
Se eu pudesse te convencer de algo, diria para não usar hidroquinona. 
Detalhe: leia em 2 de janeiro de 2012 minha postagem: * Clareamento: luz intensa pulsada, com fotos de antes e depois. 
Obs. de 7 de abril de 2013: existem raríssimos profissionais que conseguem apagar até melasmas sem o uso contínuo de produtos clareadores. E apagam por completo, sem que a mancha volte - ou seja, há profissionais que conseguem apagar manchas de forma definitiva - essa informação contraria o que escrevi no início desta postagem. Esses profissionais conhecem os cosmecêuticos - produtos que agem na derme. Exemplos de cosmecêuticos: vit. C, vit. E, ácido retinóico, cremes com fatores de crescimento. Conheci uma moça que teve suas manchas de gravidez (melasmas) apagadas por completo - o tratamento levou cerca de 3 anos, sem nada agressivo, sem um único peeling sequer que provocasse descamação. O que aprendi por alto com o tratamento dela é que para tratar manchas é necessário o uso de antioxidantes (vit. C e E, por exemplo), quelantes (certos metais como ferro levam a manchas), e produtos enzimáticos (peelings por exemplo de ácido málico). 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Das coisas que li faço um resumo aqui: 

1) substâncias clareadores mais usadas: ácido kójico, hidroquinona, arbutin (é a hidroquinona glicolisada, ou: é um derivado da hidroquinona estabilizado), vitamina C, ácido dióico (lançado recentemente no Congresso da Academia America de Dermatologia em 2007-2008 (http://www.guiadaplastica.com.br/?Ir=area.asp&area=6&Pagina=textosT.asp&texto=1782). Tem também o exclusivo Lucentrix TM (da TimeWise). Outras substâncias menos potentes como clareadores: ácido glicólico e ácido retinóico (a função principal deles não é como agente clareador, e sim como renovador da pele). Há ainda a idebenona (parente da Coenzima Q10) - tem um post só sobre ela.
Também escrevi só sobre a vitamina C (meu clareador favorito), e sobre ácido glicólico e retinóico. A vit. C não é um potente clareador, mas ela é segura, e tem importante ação antioxidante. 

2) eu não usaria nada com hidroquinona (então não usaria o Tri-Luma-da Galderma, Skin Plus Loção Clareadora - Dermatus, Clarité Loção Clareadora- Dermage). A hidroquinona é ainda bastante receitada por dermatologistas em formulações manipuladas. É proibida em vários países. Já usei e produz sardas brancas (e depois é difícil tratar). A hidroquinona também é fotosensibilizante (o que significa que com o uso deixa sua pele mais susceptível aos danos solares, e conseqüentemente, ao fotoenvelhecimento e ao surgimento de mais manchas). NÃO USE HIDROQUINONA EM HIPÓTESE ALGUMA - o benefício é temporário, e os danos são piores. Os dermatologistas dizem que ela é segura até 5%, não é verdade: eu usava a 3% e tive as manchas brancas. Também podem aparecer vasinhos. Clareador que age na síntese de melanina você tem que usar a vida toda - então não vale a pena um que danifique tanto.

3) VITAMINA C COMO CLAREADOR: é o que eu escolho. Já usei uma preparação manipulada e gostei muito do efeito! Existe no mercado por exemplo o White Peel C, da Cosmoderm Beauty (em torno de 150 reais).  O White Peel C mistura o pó da vitamina C pura das cápsulas com o gel de ação esfoliante. Eu mando manipular 10% de talasferas de vit. C em serum e 30g saem por R$ 35,00. (Serum: é uma espécie de veículo, escrevi uma postagem sobre. E também escrevi mais sobre os benefícios da vit. C tópica). Já existe uma formulação mais estável que as talasferas e não é muito caro também. Daqui a pouco volto a postar. 

4) MINHA EXPERIÊNCIA: tenho sardas e melasma. Eu já usei hidroquinona em associação com o ácido kójico, já usei só o ácido kójico e já usei serum concentrado de vitamina C (em talasferas). Meu preferido é a vitamina C - há um post só sobre ela. A hidroquinona é muito boa, mas deixou manchinhas brancas em meu rosto (além de que ela é fotosensível - então a longo prazo piora a pele). Já a vit. C é um produto que faz muitos outros benefícios a sua pele em vez de só "apagar" as manchas. A longo prazo ela é excelente. Use-a, por favor. Também tenho algumas manchas senis nas mãos (sim, já as tenho!). As manchas senis tratei com crioterapia: as manchas são "queimadas" uma a uma com nitrogênio líquido. Para manchas senis, ainda é o melhor tratamento. 

5) DICA IMPORTANTE: não use ácido retinóico continuadamente se você tem tendência a manchas (eu não faria nem o peeling de ácido retinóico). Use o glicólico no lugar; o retinóico aumenta muito a sensibilidade da pele ao sol. Leia um trecho de meu post sobre isso. Se você insiste em usar o ácido retinóico, use-o pouco por exemplo uma vez por semana. Ou use derivados menos fotossensibilizantes do ácido retinóico: adapaleno, retinol e o retinaldeído. Quando você começa a usar o ácido, nos primeiros meses, sua pele fica maravilhosa, fica um espetáculo. Mas depois... se você tem tendência a manchas minha amiga... você vai ver o que é amargura: as manchas pioram, aparecem outras... O ácido retinóico tem a propriedade de estimular os fibroblastos (células que dão sustentação a sua pele) e portanto o ácido rejuvenesce, isso é verdade. Só que a longo prazo... o estrago é grande, principalmente se você tem pele com tendência a manchas. 

OBSERVAÇÃO importante: NUNCA use hidroquinona - é um poderoso clareador, muito usado, mas que tem como efeito colateral destruir melanócitos: o que como conseqüência leva ao aparecimento de sardas brancas. Isso aconteceu comigo. É proibido em vários países. Os dermatologistas adoram combiná-la com ácido kójico.

http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2013/07/18/nova-safra-de-cosmeticos-clareadores-garante-eficacia-e-mais-seguranca.htm

CONHEÇA ALGUNS DOS NOVOS AGENTES CLAREADORES E COMECE A PROCURAR POR ELES NA HORA DE ESCOLHER SEU PRÓXIMO COSMÉTICO. 

NOTA: O arbutin pode ser usado até por grávidas. 

Ácido azelaicoÁcido fíticoÁcido kójico
AloensinaArbutin e uva-ursinaBelides
EmblicaExtrato de licoriceIsocell citrus
MelatoninaNiacinamidaVitamina C
SojaWhitessence

MELASMA (achei hoje, 9 de julho de 2014):
Clínica de Mônica Aribi (http://monicaaribi.com.br/?p=1425):
O mais avançado aliado no tratamento do melasma é o Spectra, laser de Nd: Yag de 1064 nm. Em torno de 10 sessões para clareamento das manchas, 20 minutos cada. 
http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2012/05/07/conheca-os-mais-novos-tratamentos-que-recuperam-a-juventude-do-rosto.htm - esta postagem é de 2012:
Todo ano dermatologistas do mundo inteiro se reúnem no encontro da Academia Americana de Dermatologia para apresentarem e discutirem métodos e tratamentos que resolvam os mais variados problemas de pele como flacidez, rugas, manchas, envelhecimento, acne, redução de colágeno, perda do contorno facial, entre outros. Esse ano (2012), o encontro aconteceu em San Diego, na Califórnia, e trouxe novidades animadoras, que vão desde um método simples como a tecnologia que potencializa a penetração de ativos nas camadas mais profundas da pele até uma grande descoberta, como o laser que não dispara a melanina, descartando assim a possibilidade de efeito rebote no tratamento de manchas. “O método (SPECTRA) acaba de ser aprovado pelo FDA, nos Estados Unidos e representa um divisor de águas no tratamento de melasma. Estudos mostram uma eficácia de 92% dos casos, absolutamente sem efeito rebote, somente com o laser, sem uso de despigmentante”, ressalta a dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo, que já adotou o tratamento entre seus pacientes e começa a ver a teoria sair do papel para se comprovar na prática. “Os resultados são concretos”, diz.  É o método de menor risco de hipercromia (coloração anormal e exagerada da pele). 
Aqui você vê os resultados: http://beautybybru.com.br/tag/spectra-antes-e-depois/ - ela faz com a Dra. Thais Pepe (nossa, quero fazer também).  E aqui (beautybybru.com.br/melasma-2-2/) tem mais conselhos da moça que já era linda e ficou muito mais depois do spectra.

http://www.omelhordemoc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=139:algumas-respostas-de-beleza-para-suas-duvidas :
Qual ativo substitui a hidroquinona? 
“O ácido dioico é uma boa alternativa para clarear manchas escuras e melasmas”, diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. O Fluido Clareador, Eucerin (104 reais), tem 1% de ácido dioico e FPS 20. 
OBS.: os depoimentos que achei na internet são conflitantes: tem gente que gostou mas tem muita reclamação também (se quiser, tem mais sobre isso abaixo).

6) PARA MELASMA: segundo Dra. Patricia Rittes, o peeling Krulig (AMELAN®) é o melhor deles (melhor ainda se combinado com outros tratamentos, como luz pulsada ou laser) - mais detalhes na postagem "Clareamento: peelings e lasers". Só que o AMELAN tem hidroquinona... 

Segundo artigo da Dra. Patricia Rittes (http://www.prittes.com.br/2011/trata0.htm), o peeling  de Krulig (também conhecido pelo nome fantasia AMELAN®) é o mais adequado para eliminar as manchas das mãos (também pode usar na face). Ele é capaz de:
• clarear a pele manchada em uma semana
• bloquear a produção da melanina responsável pelo escurecimento da pele
E o que mais?
• Pode ser feito em qualquer época do ano
• Pemite exposição ao sol, desde que com protetor solar
• Provoca uma descamação suave e imperceptível e uma leve vermelhidão nos primeiros dias
http://belezaativaestetica.blogspot.com/2011/03/peeling-amelan-o-peeling-amelan-de.html e http://www.maisquebeleza.com/amelan.htm

O peeling AMELAN® (de Krulig) é um tratamento despigmentante, indicado para a eliminação de manchas da face e mãos.
Sua maior indicação é para as manchas conhecidas como melasma ou cloasma, de origem solar ou hormonal (pós-gravidez ou uso de anticoncepcionais), e o resultado aparece entre 20 a 30 dias. Nas sardas e outras manchas menores decorrentes do envelhecimento da pele o resultado demora um pouco mais, 40 a 60 dias.
Também é indicado para seqüelas hiperpigmentadas de acne e cicatrizes; no envelhecimento da pele causado pela ação do sol resultando em manchas irregulares difusas e queratoses; manchas provocadas após uso de medicamentos que conferem fotossensibilidade como antibióticos, anticoncepcionais e alguns fitoterápicos como o hipericum, além de cosméticos, perfumes e frutas ácidas (o bigode do suco); na hiperpigmentaçao após peelings e tratamentos à base de ácidos.
O AMELAN® combina substâncias com ação antimelanócito e antimelanina. Diversos despigmentantes como o ácido kójico, ácido fítico, arbutin, retinaldeído e vitamina C, estão associados com antioxidantes, hidratantes e filtro solar. Este peeling é compatível com todos os tipos de pele e totalmente seguro. 



Você não precisa ler o resto. Trata-se de exemplos de cosméticos do mercado com as substâncias do item 1 e também comentários de pessoas que usaram. 
Eu destacaria do que está escrito abaixo o Soya Unify Dia, ROC, 134,50 reais. Achei na internet muitos comentários de pessoas satisfeitas com o produto. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.omelhordemoc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=139:algumas-respostas-de-beleza-para-suas-duvidas
Chá verde faz bem à pele? 
Estudo apresentado no último congresso da Academia Americana de Dermatologia concluiu que o consumo diário da bebida durante dois anos ajuda a amenizar 47% das manchas causadas pelo sol. 



Demelan

Produtos para Clarear a Pele
"(...) Quanto aos efeitos ainda é cedo para falar, estou usando a pouco mais de um mês.  O bom desse clareador é que ele também é eficaz para linhas de expressão, pois contém na sua fórmula: Ácido Glicólico, Alfa Arbutina, Ácido Kójico."
Differin
Produtos para Clarear a Pele
Differin ajuda a limpar a acne da pele e evitar que os poros sejam obstruídos. Cremes Retinóides, como o Differin, são a única classe de medicamentos que comprovadamente que tratam manchas de acne e previne a sua formação. Ele é mais para manchas de acne.

Melani-D La Roche

Produtos para Clarear a Pele
Melani-D La Roche é um creme despigmentante para a face e colo, desenvolvido para oferecer aos dermatologistas uma solução diária para cuidar da pele devido ao seu envelhecimento e á exposição solar excessiva. Melani-D é o 1º despigmentante para uso diário que corrige a hiperpigmentação e torna a pele mais homogênea, devido: – à associação exclusiva de Ácido Kójico e do sistema filtrante com MexorylXL, que limita a produção de melanina.(Ver abaixo que tem mais sobre Melani-D). 
Melani-D, La Roche-Posay, 120,40 reais. Associa o ácido kójico a um poderoso filtro solar, o Mexoryl X L. Assim, substitui o seu creme diurno.
Saiba mais sobre Melani-D

Klassis

Produtos para Clarear a Pele
É um complexo clareador com filtro solar que combate as desordens pigmentares da pele. Contém ativos conhecidos e consagrados por sua ação clareadora como o ácido kójico, ácido glicólico, ácido lático e arbutin (derivado da hidroquinona) reunidos em um só produto. Além dos ativos, possui filtro solar que confere a Klassis FPS 18 e PPD 6, permitindo sua utilização em qualquer estação do ano e qualquer momento do dia.
Saiba mais sobre Klassis (http://belezaesaude.dae.com.br/tratamento-facial-theraskin/), há comentários de que as manchas melhoram. Melhorar vai mesmo pois tem ácido kójico e arbutin, mas eu não uso hidroquinona nem derivados dela na minha pele. E no início do tratamento você tem que usar o Klassis com o Vitacid, que embora possa ajudar nas suas manchas, pode piorar a qualidade de sua pele por ex. produzindo vasinhos. 

Hyaluron-Fluido Clareador Eucerin

Produtos para Clarear a Pele
Auxilia no clareamento da pele com tonalidade desigual.Homogeneização do tom da pele. Aplicar diariamente pela manhã massageando suavemente a pele limpa, do rosto até a altura do colo. A pele fica hidratada, suave e protegida por todo o dia. Ácido Dióico + FPS 20.
EMBALAGEM: 50 ml
PREÇO: R$ 125,00 (em média)
Depoimento de quem usou:
Ja li que ele causa espinhas (deixa a pele oleosa). 
a) Oi, eu usei o Eucerin fluido clareador, achei ele muito caro, além de ter me enchido de espinhas o rosto, deu uma boa clareada no meu rosto, mas nada muito fantástico não! 
b) Comprei o Eucerim também. Com dois dias, já ganhei uma espinha. Será que joguei R$106,00 fora? 

c) O Eucerin eu me arrependi de ter comprado. É caríssim, nao clareou nada e deixa a pele oleosíssima. E isso q minha pele é mista, nao pinga óleo…(http://www.coisasdediva.com.br/2010/06/sardas-sim-ou-nao/)
Even Better Anti-Manchas Clinique
Produtos para Clarear a Pele
É um soro super potente com agentes antioxidantes que ajudam a uniformizar o tom da pele, diminuindo a aparência das manchas e ajudando a prevenir a sua formação no futuro.Indicado para pessoas preocupadas com o aparecimento de manchas. Clareia, revelando um tom de pele mais uniforme.
Melora D4
Produtos para Clarear a Pele
D4 é um creme clareador contendo princípios ativos (ácido glicólico, Ácido Kójico, EDTA) de eficácia reconhecida na prevenção e redução das hiperpigmentações. A presença de ácido glicólico potencializa a atividade das substancias clareadoras e, juntamente com a vit promove uma melhoria da hidratação, da elasticidade e do rejuvenescimento da pele.
Bi-White Reveal Vichy
Produtos para Clarear a Pele
É um creme dermocosmético clareador intensivo. Indicado para tratamento de desordens de pigmentação (melasmas, pós inflamatória, solares, sardas) e falta de uniformidade da pele. Ação combinada para clareamento e uniformização da pele, além de hidratação. Não é fotossensível. Aplicar pela manhã e à noite em toda área tratada.

NeoStrata Gel Clareador

Produtos para Clarear a Pele
Neostrata Pigment Lightening Gel é formulado para auxiliar no clareamento e esfoliação da pele do rosto, corpo e mãos. Fórmula livre de óleo e sem hidroquinona. Ação antioxidante que ajuda a prevenir danos futuros. Potente ação clareadora, indicado para pele oleosa. Modo de usar: Aplicar uma fina camada sobre a área pigmentada, previamente limpa. Usar duas vezes ao dia durante três meses. Para manutenção dos resultados, aplicar uma a duas vezes por semana. Recomenda-se fotoprotetor para uso diurno. Composição: Ácido Glicólico 10% e Ácido Kójico 3%.
Clariderm Clear Stiefel
Produtos para Clarear a Pele
Resultados comprovados no clareamento das áreas escurecidas da pele.  Pode ser usado durante o dia e a noite (FPS 18 e UVA++). Contém extratos botânicos e uniformiza o tom da pele. Possui baixo potencial alergênico.Pode ser aplicado em toda a área e não apenas nas marcas escurecidas, com exceção da proximidade dos olhos e mucosas.
Loção Uniformizante Mary kay
Produtos para Clarear a Pele
Formulada com o exclusivo ingrediente LucentrixTM, a Loção Uniformizante TimeWise® traz resultados clinicamente comprovados na restauração do tom natural da pele, ajudando a reduzir manchas visíveis e o processo de descoloração cutâneo. Pode ser usada durante o dia.


" Fiz uma pesquisinha rápida na internet pra saber mais sobre esse tipo de cosmético – sei que a Clinique e a Eucerin, que são marcas ótimas, têm. O Triluma e o D4 eu descobri porque a Júlia Petit indicou para uma leitora." 
BLOG de uma médica (acho que é médica)
Quem não gostaria de encontrar uma amiga ou celebridade e secretamente pensar "hum...minha pele é melhor que a sua..."? Este blog destina-se a todas as mulheres, sejam ou não minhas pacientes, que compartilham desse desejo inconfessável!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

"Creminhos" Clareadores:


1. Tri-Luma, Galderma, 116 reais. Por causa da alta concentração da hidroquinona, só pode ser comprado com receita e o médico tem de acompanhar o tratamento.


2. Melani-D, La Roche-Posay, 120,40 reais. Associa o ácido kójico a um poderoso filtro solar, o Mexoryl X L. Assim, substitui o seu creme diurno.

3. Skin Plus Loção Clareadora, Dermatus, 43,80 reais. Combina hidroquinona, ácido fítico, ácido glicólico (todos despigmentantes) e drieline, que, de quebra, tem ação cicatrizante e antifl acidez.

4. Clarité Loção Clareadora, Dermage, 42 reais. Contém hidroquinona e ácidos glicólico e salicílico. Deve ser aplicado à noite com a ajuda de um chumaço de algodão. No site http://belezaesaude.dae.com.br/locao-clareadora-para-pele/ tem comentários de quem usou. Não parece excepcional. Ainda segundo o mesmo site, o produto contém:Alfa Hidroxiácido, Vitamina C, Ácido Kójico, Arbutin, Ácido Glicirrizico.

5. Soya Unify Dia, ROC, 134,50 reais. É a soja que deixa a pele mais uniforme. Tem versão dia (com FPS e textura leve) e noite. Como funcionam os cremes à base de soja? 
Eles atuam sobre os fibroblastos, que são as células formadoras do colágeno e da elastina, que sustentam a pele. São indicados para mulheres com mais de 40 anos. (http://www.omelhordemoc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=139:algumas-respostas-de-beleza-para-suas-duvidas )
http://belezaesaude.dae.com.br/creme-clareador-soya-unify-soin-roc/ : Tratamento diário clareador hidratante. Devido à Total SOYA, uma nova tecnologia patenteada da RoC®, este hidratante de uso diário ajuda no clareamento das pigmentações cutâneas resultantes do excesso de produção e deposição de melanina, reduzindo-as e deixando a tonalidade da pele mais uniforme.
Preço médio R$ 180,00 50 ml - no site tem opinião de uma leitora contente com os resultados:  "Esse produto melhorou as manchas da minha pele, deu mais textura e firmeza e aumentou o brilho natural da pele. Eu uso o diurno e noturno. Faz 1 ano que uso o produto e minha pele teve uma melhora significativa. Quem tem umas manchinhas, sardas pode usar que o resultado é muito bom." TEM MUITA GENTE NO SITE belezaesaude ELOGIANDO ESTE PRODUTO. 

6. Nivea Visage Uniform Skin Diurno e Noturno, 32 reais cada um. Levam ácido dióico, um novo ativo que age antes do pigmento ser depositado na camada superficial da pele. Por isso, valem ser usados como prevenção em quem tem tendência a manchar o rosto.

7. White Peel C, Cosmoderm Beauty, 142 reais. Ao misturar o pó da vitamina C pura das cápsulas com o gel de ação esfoliante, o efeito clareador e antioxidante fica potencializado.

O site acima (http://belezaesaude.dae.com.br/produtos-clarear-pele/) ainda tem comentarios, transcrevi alguns:
Querida,vc já usou o creme clareador da Avon? Ele se chama Luminosity dalinha Renew e funciona muito,muito bem!Além de dar uma boa clareada, a pele fica lisinha e fresca e ele nem é tão caro! Uso e abuso. Aconselho a guardar na porta da geladeira porque ele funciona melhor ainda.
Acabei de comprar o da Avon também! Já usei um creme manipulado que descamava demais a pele, mas achei que nem funcionou tão bem assim. O do Botocário funcionou bem melhor pra mim. O bom é que ele tem filtro fator 45.
Eu uso o Tri Luma, recomendado pela dermato.
Fiz 2 peelings de cristal no fim do ano passado pra aliviar cicatrizes de acne (funcionou muito bem) e agora estou usando o Tri Luma pra clarear as manchinhas que me incomodam muuuuito. Já faz uns 2 meses que eu to usando e os resultados são bem visíveis. Senti que clareou bastante, quase não aparecem mais com maquiagem, mas ainda não tá 100%. Junto com ele eu uso o sabonete Epidac 3x por dia e o Minesol Oil Control.
atenção: Tri Luma é hidroquinona: não usem. 
Já usei o tri luma (ele só pode ser comprado com receita da dermato porque tem cortisona que ataca o fígado) e só pode ser usado por no máximo 3 meses.Sinceramente… não achei nada demais. pelo menos para minha pele não funcionou tanto. O melhor para mim é o La roche posay. O Melani D. Adoro e recomendo.
Dos produtos do post, só usei o Clarifying 3, e no quesito manchas ele não faz nada. É um bom tônico, mas não tem poder clareador =(
Da clinique também usei o kit Turnaround, que também não funcionou para sardas e manchas …. Continuo na luta! hehe
Comecei a usar a linha Clinique, amo o sabonete e o hidratante, mas o Clarifying arde d+ o meu rosto e resseca minha pele, talvez no verão ele vá me servir, mas no inverno NOT. Fiquei curiosa pra experimentar esse clareador do Avon.
Eu uso o Kit 3 steps da Clinique, protetor da Vichy diariamente, um creme manipulado pela dermatologista e um clareador da neostrata. O problema de certos clareadores é que tem que ter muito cuidado pq em determinadas pessoas ao invés de melhorar as manchinhas elas pioram.
Eu uso a mais de 1 ano o Clarifying 3, e juro que comecei a usá-lo sem pensar nas minhas sardas que se concentram no nariz. Usava mesmo para limpar a pele. Até que um belo dia eu percebi que a minha pele estava mais harmoniosa sabe, as manchas diminuiram e o rosto parece que está mais limpo. Mas isso acontece com o uso continuo, não pense que usando 2 dias vai tá tdo uma maravilha! Comigo funcionou milagrosamente bem e hj meu nariz nao destaca mais no meio da cara igual um formigueiro!!!As sardas ainda estão ali mas mais sutis…
Uso os 3 passos Clinique. Uso a loção 2. Fiz o teste na loja Clinique e a 3 arde mto! Sou brankinha e a pele um pouco sensivel. Recomendo q vc teste antes!
E o sistema 3 passos é ótimo!!!!!!!
Este artigo é antigo, mas os usos das vit. A, C e E são os mesmos:


VITAMINA A
 O que é: vitamina lipossolúvel, que pede a presença de gorduras e sais minerais para ser absorvida pelo aparelho digestivo. Sua ausência deixa o cabelo ressecado e a pele áspera. A vitamina A, ou retinol, pode se apresentar sob variadas formas, entre elas o ácido retinóico e o palmitato de retinila. Todas as formas da vitamina A têm ação anti-rugas. Uma das mais eficientes é o ácido retinóico, que é utilizado exclusivamente como medicamento nos processos de fotoenvelhecimento. Cosmeticamente, o retinol é um dos mais usados, por ter uma parte convertida em ácido retinóico, ao entrar em contato com a pele.
 Como funciona: o retinol estimula a renovação celular e ajuda a promover a síntese de colágeno (fibra de sustentação da pele).
 Benefícios para a pele: é bastante eficiente na prevenção e no tratamento do fotoenvelhecimento (causado por radiações ultravioleta). Seu uso atenua linhas finas de expressão.
 Efeitos colaterais: "Em alguns casos o retinol pode irritar levemente
a pele", diz a dermatologista Ediléia Bagatin, professora-doutora de dermatologia da Universidade Federal do Estado de São Paulo. Caso isso ocorra, o produto deve ser associado a um hidratante.
 Opinião dos especialistas: "É uma das vitaminas mais pesquisadas para uso cosmético. Demonstrou ser eficiente em peles com um grau moderado
de envelhecimento. A longo prazo, acredita-se que seu uso estimule a formação de novas células na epiderme. Por oxidar rapidamente quando exposta ao ar e à luz, aconselha-se que seja associada à vitamina E", diz a dermatologista Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 O que há de bom: creme anti-rugas Revitalift, linha Plénitude, L'Oréal, R$ 14, indicado para noite; Anti-Wrinkle Cream, linha Healthy Skin, Neutrogena, R$ 33, que reduz linhas finas de expressão; creme antiidade Power A, Helena Rubinstein, R$ 150, que promete atenuar rugas profundas a partir de três meses de uso.
VITAMINA C
 O que é: também conhecida como ácido ascórbico, é fundamental para a formação do colágeno. Apesar de ser vital para a saúde, porque atua no sistema imunológico, não é produzida pelo corpo. Por isso, precisa ser cons-
tantemente reposta pela alimentação e pelo uso de suplementos alimentares.
 Como funciona: estimula a síntese e a produção de melanina,
clareando as manchas.
 Benefícios para a pele: reanima a pele cansada e deixa-a mais firme
e luminosa. É indicada em casos com grau de envelhecimento leve a moderado.
 Efeitos colaterais: em pessoas de pele muito sensível pode ter leve
efeito irritante, causando descamação e pontos de vermelhidão.
 Opinião dos especialistas: "Pesquisas recentes indicam que a
combinação das vitaminas C e E fornecem boa proteção contra os danos de
radiação UVB", afirma a dermatologista Denise Steiner.
 O que há de bom: Creme Hydratante au Concombre, Sisley, R$ 239,
com óleos essenciais extraídos do pepino; Force C Fluid, Helena Rubinstein,
R$ 93, com FPS 12, promete hidratação e aumento da luminosidade
da pele; Creme Nutritivo, linha Tracta, Farmaervas, R$ 12, com alto poder hidratante, é indicado para uso noturno; Emulsão C+ para o Contorno
dos Olhos, linha Chronos, Natura, R$ 30, promete atenuar rugas finas
e olheiras e é indicado para mulheres a partir de 30 anos; Antioxidante com Vitamina C, linha Radicaline, Pierre Alexander, R$ 33, gel hidratante leve
com FPS 10; Nanossilan C, Dermage, R$ 39, gel concentrado de vitamina C para peles precocemente envelhecidas; Vitalmine, da Christian Dior,
R$ 82, que hidrata e revitaliza a pele.
VITAMINA E
 O que é: poderoso antioxidante, é encontrado em abundância em grãos e cereais. Evita a anemia e auxilia na metabolização das gorduras.
 Como funciona: neutraliza a ação dos radicais livres. Sua capacidade de reter água deixa a pele macia e hidratada, tornando-a ideal para quem
tem a pele seca, áspera e danificada.
 Benefícios para a pele: melhora seu aspecto geral, ajudando a prevenir o surgimento de linhas finas de expressão e atenuando as já existentes.
 Efeitos colaterais: nada foi relatado.
 Opinião dos especialistas: "A vitamina E demonstrou atividade biológica comprovada como um poderoso antioxidante", explica a dermatologista Denise Steiner. "Essa ação de proteção da membrana celular no tecido conjuntivo (que sustenta a pele, onde está a maior parte das fibras de colágeno e elastina) poderia explicar como a vitamina E abranda os sinais de envelhecimento ao preservar a elasticidade da pele."
 O que há de bom: creme hidratante com absorção rápida Future-E, linha Plenitude, L'Oréal, R$ 12, com FPS 15; Age Block, com FPS 15, Avon,
R$ 20, é indicado para uso diário e protege a pele do fotoenvelhecimento; hidratante UV Cut Milk, linha Revecy-n, Yakult Cosmetics, R$ 130, com
FPS 13, que combate a ação da radiação solar e provome a regeneração
celular; Creme Preventivo, Nivea Visage, R$ 20, com vitamina E e filtro solar, indicado para ser usado até os 35 anos
OLIGOELEMENTOS
 O que são: minerais que se encontram em pequena quantidade no organismo. Não são produzidos pelo corpo e devem ser repostos pela alimentação.
 Como funcionam: os minerais que integram as estruturas celulares são responsáveis por suas funções vitais como respiração e reprodução. Também
estão ligados à saúde dos ossos, do sangue e alguns tecidos.
 Benefícios para a pele: revitalizam, deixando-a com aspecto mais
saudável, atenuam as linhas finas de expressão e combatem os radicais livres.
 Efeitos colaterais: nada ainda foi demonstrado.
 Opinião dos especialistas: alguns oligoelementos, principalmente
o zinco, têm sido usados com sucesso para combater problemas capilares
como a seborréia, explica a dermatologista Ediléia Bagatin. "Mas sua ação cosmética é muito recente e pede estudos aprofundados".
 Os mais usados: 
  • Cobre: neutraliza os radicais livres, mantém os sistemas de defesa da pele e atua na formação de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele. 
  • Selênio: combate os radicais livres.
  • Silício: contribui para a formação de colágeno e elastina.
  • Zinco: reduz as linhas finas, normalizando a superfície da pele.
  • Magnésio: atua em sinergia com o zinco para energizar e tonificar a pele.
  • Manganês: participa do metabolismo do colágeno e ataca os radicais livres.
 O que há de bom: creme para o contorno dos olhos Eye Sculptor, Helena Rubinstein, R$ 80, contém pró-fósforo e promete efeito lifting a partir da terceira semana de uso; Crème Remineralisante au Silicium, Anna Pegova, R$ 61, à base de silício, contribui com a firmeza da pele; Máscara Vegeto-mineral, linha Acne-Skin, Valmari, R$ 16, à base de zinco, regula a oleosidade da pele.

http://www.youtube.com/watch?v=Id0Lmj7RaBY


Peeling, Manchinhas, Clareamento e... Guaxinins!

10 comentários:

  1. Olá, Andre!
    Muito obrigada por seu comentário, e pelas informações: eu não conhecia o mercadozets, gostei do site, vendem até bijuterias (maravilhosas por sinal!). Agradeço mais uma vez, suas informações são muito úteis, ajudaram a enriquecer as postagens.

    ResponderExcluir
  2. Eu usei uma solução de hidroquinona há 2 dias,meu rosto e colo estão vermelhos estou inchada.Não recomendo, é muito forte.Deus me livre.Nada a base de hidroquinona nunca mais eu uso.

    ResponderExcluir
  3. Olá estou aqui para falar bem da Tri Luma, fiz vários tratamento e o que mais me deixou feliz e trouxe resultados foi ela.. As pessoas esquecem o recomendado por todos os profissionais, gentemm cada caso é um caso, o que é bom pra mim pode não ser pra você e vice versa.. Saber usar também conta muito.. Eu uso e recomendo.. Quando se trata de uso de acidos cada um tem seu depoimento pois como já disse ´o que é bom pra uma pode não ser pra outra, eu e minhas amigas fomos felizes com o uso de Tri Luma no caso Hidroquinona a melhor o que enfim deu resultado e pôs uma sorriso em meu rosto um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Edina, obrigada pelo comentário. Todos os cosméticos comerciais à base de hidroquinona contem hidroquinona em concentrações inferiores a 2%. Já nas manipulações prescritas por dermatologistas, a concentração no mínimo dobra: 4 a 5%. Hidroquinona é proibida em vários países mais desenvolvidos e avançados que o nosso. Como ela é um dos clareadores mais eficientes (e por isso você deve ter gostado do resultado), alguns países continuam usando, como o Brasil. Mas ela é citotóxica, o que significa que causa danos irreversíveis aos melanócitos, nossas células que produzem melanina (melanina é o pigmento que dá o bronzeado ou o que colore nossas manchas). Se você usar hidroquinona de forma continuada (superior a 6 meses para algumas pessoas, ou 2-3 meses para outras, ou 1 ano para outros..., e dependendo da concentração e do tipo de pele), você corre o risco de matar seus melanócitos no local onde aplica a hidroquinona. Quando isso acontece, aparece uma mancha branca no local, ou locais esbranquiçados. E esta manchas brancas você dificilmente consegue tratar, pois são locais em que suas células morreram. Sou pesquisadora e sei o que estou falando. E digo mais: a maioria dos resultados de pesquisa para cosméticos (comerciais) são estudos superficiais e por curto período de tempo. Os produtos são lançados e testados pelos laboratórios que os comercializam numa quantia em geral pequena de pacientes, e apresentados aos dermatologistas. Portanto, nem o dermatologista sabe ao certo o que acontece com a pele da pessoa. Quem sabe ao certo são os pesquisadores (eu sou uma dessas pessoas): pois colhem e analisam o tecido em diferentes situações e com equipamentos potentes. Os resultados são publicados normalmente em revistas internacionais especializadas no assunto. O dermatologista muitas vezes nem acessa essas informações. Portanto, seja cuidadosa com sua pele (ela é sua): cuidado com hidroquinona. Use-a por 3 meses no máximo, interrompa por uns 3 meses, retorne por mais 3 meses, pare novamente, e assim sucessivamente. Se notar manchas esbranquiçadas, interrompa o uso imediatamente. Lembre-se de que a hidroquinona deixa a pele bem sensível ao sol por bom tempo mesmo depois de interrompido o tratamento; portanto, não descuide do protetor solar.

    ResponderExcluir
  5. Olá, sempre tratei meu rosto com hidroquinona. Melhora muito quando está usando e parando o tratamento volta. Eis que troquei novamente de dermatologista, e ela me receitou a hidroquinona combinada com ácido retinóico pra usar alteranada coma fórmula de ácido glicólico, arbutin e kójico.
    A novidade é que estou usando a Vitamina C da Dermage que tem concentração de 20%.
    O que notei:
    Usei a hidroquinona mais no inverno, parei e mantive o glicólico com a vitamina C. Notei que a mancha ficou quietinha. Meu rosto melhorou.
    Além desse produtos a dermato me receitou Teína que tomo todo dia uma cápsula.
    Semana passada minha esteticista que sofre do mesmo mal, me contou que usa Mellanderm e me recomentou, já que o efeito da hidroquinona a longo prazo pode ser prejudicial.
    Comprei e resolvi testar. Como recomendado usei somente nas manchas, ele começou a pinicar, fiquei com o produto somente quatro horas e lavei o rosto.
    Pela manha percebi a pele esticando toda, como se tivesse feito peeling. No final do dia, notei que estava vermelho aonde tinha passado o creme e que minhas manchas que não percebia há algum tempo estava visível.
    Liguei pra esteticista que me informou que a reação é normal, causa uma vermelhidão, a pele escurece aonde tem a mancha e depois descama e fica linda.
    Pelo sim, pelo não acho que não vou usar mais, to com medo.
    Pra me livrar da pele morta passei meu ácido glicólico dois dias após o uso do mellanderm e no outro dia esfoliei com um esfoliante próprio pro rosto.
    A pele esta lisinha, os poros fechados e a mancha se escondendo novamente.
    Já contactei minha dermatologista, vou aguardar um parecer dela.
    Alguém já usou o mellanderm ou já ouviu falar nele?

    ResponderExcluir
  6. minha pele é meia marron em algumas partes principalmente na testa por problemas a exposição ao sol, será que idebenona seria a melhor opção?

    ResponderExcluir
  7. sem mencionar que minha pele é oleosa

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo o post e gostando muito. Só quero dizer que o fato de ser aprovado pela FDA não significa que é seguro pois apesar da agência reguladora americana ter como fim assegurar que os benefícios sejam maior que os riscos infelizmente não é assim que funciona.

    A indústria farmacêutica não tem compromisso com a "cura" de nada nem muito menos com a saúde de ninguém.
    O que reina é o lucro.
    Na medicina como um todo.
    A medicina atual "cronifica" as doenças fazendo com que se tenha que tomar remédios a vida inteira com o fim de lucrar, lucrar e lucrar.

    Médicos são pagos para prescrever, para escrever artigos elogiando produtos mesmo que ele tenha causado morte nos testes clínicos - exemplo o Cymbalta que teve 5 mortes durante os testes clínicos entre elas Traci Johnson uma menina saudável de 19 anos que foi fazer os testes para ganhar um dinheiro para os estudos. Ela foi encontrada morta no laboratório Eli-Lillty em 7 de fevereiro de 2004. Se enforcou.

    Bem, políticos são financiados pela indústria farmacêutica e a corrupção na medicina é crime contra a humanidade.

    Vou parar por aqui por que do contrário vai ficar enorme.
    Leia este artigo:
    http://www.esquerda.net/artigo/farmac%C3%AAuticas-bloqueiam-medicamentos-que-curam-porque-n%C3%A3o-s%C3%A3o-rent%C3%A1veis
    Está difícil decidir.
    Optaria pela vitamina C mas não acredito em cosméticos e não encontro um creme que me convença.

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo o post e gostando muito. Só quero dizer que o fato de ser aprovado pela FDA não significa que é seguro pois apesar da agência reguladora americana ter como fim assegurar que os benefícios sejam maior que os riscos infelizmente não é assim que funciona.

    A indústria farmacêutica não tem compromisso com a "cura" de nada nem muito menos com a saúde de ninguém.
    O que reina é o lucro.
    Na medicina como um todo.
    A medicina atual "cronifica" as doenças fazendo com que se tenha que tomar remédios a vida inteira com o fim de lucrar, lucrar e lucrar.

    Médicos são pagos para prescrever, para escrever artigos elogiando produtos mesmo que ele tenha causado morte nos testes clínicos - exemplo o Cymbalta que teve 5 mortes durante os testes clínicos entre elas Traci Johnson uma menina saudável de 19 anos que foi fazer os testes para ganhar um dinheiro para os estudos. Ela foi encontrada morta no laboratório Eli-Lillty em 7 de fevereiro de 2004. Se enforcou.

    Bem, políticos são financiados pela indústria farmacêutica e a corrupção na medicina é crime contra a humanidade.

    Vou parar por aqui por que do contrário vai ficar enorme.
    Leia este artigo:
    http://www.esquerda.net/artigo/farmac%C3%AAuticas-bloqueiam-medicamentos-que-curam-porque-n%C3%A3o-s%C3%A3o-rent%C3%A1veis
    Está difícil decidir.
    Optaria pela vitamina C mas não acredito em cosméticos e não encontro um creme que me convença.

    ResponderExcluir