quinta-feira, 17 de novembro de 2011

* Clareamento: ácido kójico

ESTE pdf É O MELHOR artigo que achei: http://www.embrafarma.com.br/novo/modules/pdf/d1c38a09acc34845c6be3a127a5aacaf.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_k%C3%B3jico
KojicAcid.svg

ácido kójico[4][5] é um agente despigmentante de origem natural. Ele atua de diferentes modos de inibição e redução interferindo na biossíntese da melanina.[6] Diferente da hidroquinona, ele não é fotossensível e também não causa alergias. É um derivado de diversas espécies de fungos, como por exemplo o Aspergillus e o Penicillium.[7]Emprega-se nas concentrações de 1 a 4% juntamente com outros agentes.[7]
O ácido kójico é uma micotoxina também empregada na indústria que pode ser produzida por síntese química ou microbiológica. Com ele são produzidos derivados para o fabrico de broncodilatadoresantibióticosresinasanestésicos locaisinseticidas, entre outros.













Ácido Kójico

Ácido KójicoDespigmentante
Nome comumÁcido Kójico
Denominação científica2-hydroxymethyl-5-hydroxy- g -pyrone
AspectoPó amarelo, quase inodoro
SolubilidadeSolúvel em água
pH3,5 a 5,0
AtividadeO Ácido Kójico é um dos despigmentantes naturais mais eficientes do mercado, por isso tem sido muito usado com excelentes resultados.
A vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele. O Ácido Kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico.
Ácido Kójico age inibindo a formação da melanina. Ele quela os íons cobre e bloqueia a ação da tirosinase, acabando com as manchas.
O efeito do Ácido Kójico ocorrerá após 2 a 4 semanas de uso contínuo. Algumas pessoas podem demorar um pouco mais, especialmente aquelas com pele oleosa ou muito espessa. Os resultados vão melhorando à medida que se continua a aplicação por até 6 meses.
NOTA: Respeitar o fator de diluição especificado no laudo.
Faixa de concentraçãoÉ indicado a 1% em cremes e emulsões fluidas não iônicas, géis, géis-cremes e loções aquosas.
ObservaçãoÉ importante ajustar o pH do produto final entre 3 a 5, adicionar tampão citrato/ácido cítrico e não utilizar ésteres na formulação. Acrescentar 0,2% de EDTA dissódico.
ArmazenamentoManter em recipiente hermeticamente fechado e ao abrigo da luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário