sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Terça-feira véspera de feriado


               Terça-feira, véspera do feriado, fiz algo incrível para mim mesma: disse não. Mas achei que consegui fazer sem ofender ninguém. Adorei isso, foi por causa da conversa com minha cover:  “mas você precisa ir”?
               Aconteceu assim: terça meu marido quis ir a casa de minha amiga-irmã assistir a um filme. Ela também gosta do tipo de filme que ele pegou. Era véspera de feriado mas eu tinha uma apresentação (a pedido de meu chefe) para preparar no feriado – costumo levar 2-3 dias, desta vez teria apenas um, a apresentação seria quinta.
               Do jeito que ando estressada, ir a casa das pessoas me obriga a fingir que está tudo bem, o que cansa mais. Ainda com uma apresentação importante para fazer no dia seguinte... Chegamos às 21h00 na casa dela, levei sopa congelada de casa para jantarmos lá. Conversa vai, conversa vem, eram 23h00 quando meu marido começou a ligar o filme... Eu fiquei pensativa e em silêncio por uns 15 minutos prestando atenção aos meus sentimentos e reações... comecei a sentir ansiedade (porque o filme terminaria lá pela 1 da manhã, depois até ir pra casa... e eu precisava acordar cedo e bem no dia seguinte, pensava, pensava...) e raiva: por que meu marido me coloca nessas situações? Quando me lembrei do que minha cover disse: “mas você precisa ir”. Pensei... por que ficar? A culpa não é de meu marido... É minha que aceito o que não concordo para agradar os demais. “Deixe-os ficarem se for bom pra eles”, pensei, mas o melhor pra mim é que eu vá pra casa. Avaliei com calma, e senti alívio: era isso mesmo que eu queria: ir para casa e dormir. E como tinha dinheiro, disse que ia de taxi (sempre tenho o telefone de algum comigo). Explique a minha amiga (ela disse que não tinha graça assistir ao filme se eu não ficasse): “olha, por favor entenda: eu preciso começar a tomar atitudes, senão serei sempre a vítima e sempre a que só reclama de tudo”. Meu marido quis vir junto, mas sinceramente não estava me importando com o que ele ia fazer; só estava pensando que eu tinha de resolver o meu problema. Fui uma boa companhia das 21h00 às 23h00, depois disso eu não podia mais.
               Dou-me nota 10! Nunca fiz isso na vida!!! Nunca falei não com tanta calma numa situação que só beneficiaria a mim. Em geral eu sempre me preocupo em não causar problemas.

               Vou emendar uma observação:
               Não sei porque ele sempre insiste em ir lá... Quando o marido dela está junto, ficava fácil de eu entender: eles gostam muito de conversar. Mas sem o marido dela???? (ele está viajando)... Já tínhamos ido lá no sábado e a coisa não foi boa. Bom... talvez ele quisesse ir para tentar apagar a imagem que passamos no sábado. Ou quer me divertir... 
               E agora vou emendar outro:
               O que aconteceu lá sábado não será nunca mais apagado para mim, mudou quase tudo – visto as coisas que ele disse só para me atingir. Ele expôs um assunto particular dele mas que me obriga a me posicionar, porque as pessoas vêm me questionar – já que ele abriu, elas podem fazer isso certo? E não estou a fim de ser questionada sobre o que penso das atitudes de meu marido no passado – eu as acho um fracasso pessoal enorme, gigantesco, um vexame, só admissíveis porque ele disse que mudou, mas mesmo assim as engulo com dificuldade, e me decepciona saber que casei com um cara que teve conseqüências sérias na vida por ter sido tão facilmente manipulado... pato de mulher. Gosto de gente inteligente, e para mim homem que cai nessa é passar o maior atestado de burrice possível. Nunca disse isso a ele... com o assunto enterrado ficava fácil de eu esquecer o passado dele... Mas ele trazendo a tona de novo... deu a impressão que o trouxe quase como um troféu... nossa... a sensacao que dá é a seguinte: “que vergonha, casei com esse porcaria e agora todo mundo sabe”. Eu me sinto tão diminuída com isso, eu fico constrangida no lugar dele... que burrice... E como eu, justamente eu, fui casar com um cara assim? Todos nós queremos sentir orgulho da pessoa com quem estamos (de vez em quando ele perguntava isso pra mim, se eu sentia orgulho dele... eu enrolava a resposta, mas não dá pra se orgulhar de quem é pato de mulher com conseqüências assim tão sérias... se ele ainda enterrasse a coisa de verdade...).  Mas acho que no fundo não tem como apagar o atestado de burrice. E ainda por cima agora tenho que dar respostas aos outros da vergonha dele? Nossa... É muita humilhação. Talvez burra seja eu que tenha achado que poderia viver me esquecendo desse fato. Como ter filhos com ele, agora que a coisa veio à tona? Vou perder a moral com um filho, caso ele fique trazendo o atestado de burrice à tona.
               Ficou um sentimento de que estou sendo sacaneada o tempo todo por este cara cheio de problemas mal resolvidos no passado, e por mim porque resolvi achar que poderia abafar o caso. 
               Não tivemos lua-de-mel por conta dos problemas dele do passado, ele era grosso por conta dos problemas (dívidas) do passado, era insatisfeito porque não fazia o que queria (profissão)... Tentei compreendê-lo e o ajudei a superar. Mas gostaria que ele enterrasse-os, principalmente esse acima porque me atinge de forma direta. Acho que de fato os enterrou, porém usou o pior deles, já enterrado, para me agredir? Em represália ao meu desabafo? Achei bem sacana da parte dele... quando o conheci ele era todo enrolado, problemático, doente, medroso... ajudei-o a resolver mesmo seus problemas (até com dinheiro)... agora que ele está livre de tudo o que o atrapalhava, ele resolve jogar na minha cara um problema do passado (já resolvido, mas que me incomodava tb) só porque sabia que ia me agredir? Pois é, conseguiu. Conseguiu ainda fazer com que eu sentisse vergonha dele... Que maturidade tem essa pessoa? Não resolve os problemas atuais que temos, não resolvia nem os dele, e agora ainda resolve me agredir com um pepino da vida dele? Esse pepino não é pepino para muitas mulheres... Eu é que sou diferente. Então, já que o passado dele (já resolvido) vai ser agora usado para me constranger, fiquei pensando como ficar com esse cara assim... Em vez de ele resolver os problemas reais dele comigo, vai querer trazer outros só pelo prazer de machucar? Que babaca.
               Tenho avaliado constantemente se sou a melhor opção pra ele... e ele para mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário