domingo, 6 de novembro de 2011

$$$$$Como arrumar talheres na mesa

http://bbel.uol.com.br/casa/post/colocando-a-mesa-e-seus-talheres.aspx

Você gosta de uma mesa bem arrumada? Ensine seu empregado

Colocando a mesa e seus talheres
Quando estivermos colocando a mesa do dia a dia em nossa casa, devemos  fazê-lo com todo o carinho, pois nós e nossa família merecemos uma mesa bem arrumada . É uma questão de hábito.

Usando jogo americano na mesa do dia a dia:

No dia a dia o uso de jogo americano facilita o serviço da casa. Procure ter dois ou três jogos americanos que não precisem ser lavados. Se forem de junco, de madeirinha envernizada ou de plástico, que com o tempo ficam feio e velho. Você pelo hábito e correria nem repara.
Colocando a mesa e seus talheres
Este jogo americano é de plástico. O pássaro é um enfeite da sala, os guardanapos eram de uma toalha chinesa que já não uso mais e as flores foram a sobra de um arranjo que fiz para o living.
Pronto! Que mesa linda!
Colocando a mesa e seus talheres
Se usar jogo americano, coloque a parte reta faceando a mesa e bem em frente a cada cadeira. Deixe espaço entre uma cadeira e outra para quando as pessoas se sentarem possam se movimentar confortavelmente.
Colocar os pratos bem no centro de cada jogo americano.

Usando toalha na mesa do dia a dia:

Colocando a mesa e seus talheres
Se usar toalha, que ela esteja bem passada e esticada na mesa. Use, por baixo da toalha, um forro fofo para que a mesa fique mais agradável ao toque além de ficar protegida do calor das travessas de comida.

Distribuição das pessoas à mesa em sua casa

Coloque os lugares, sempre a uma distância confortável um do outro. Se forem poucas pessoas e a mesa for grande, coloque-as concentradas em uma metade da mesa para que elas possam conversar.

Colocando a mesa - Serviço de mesa simples (talheres, pratos, copos...)

Colocando a mesa e seus talheres
E - O garfo de comida do lado esquerdo bem ao lado do prato.
F - A faca do lado direito bem ao lado do prato, e com a lâmina voltada para dentro.
D- Na ponta da faca coloca-se o descansa talher (serve de apoio para os talheres usados). Usa-se na mesa do dia a dia para evitar sujar o jogo americano ou a toalha.
Quando colocamos uma mesa mais sofisticada, não usamos descansa talheres; a não ser que tenhamos um bem bonito e combinando com a decoração da mesa.
A - ao lado do garfo do lado esquerdo coloca-se o guardanapo sempre dobrado (a dobradura retangular é muito elegante). Se você tiver uma argola bonita e que combine com a decoração da mesa, use-a para prender o guardanapo.

Colocando a mesa - Talheres de sobremesa

Os talheres de sobremesa devem ser colocados à mesa na parte superior do prato, sendo o garfo próximo a borda com o cabo para o lado esquerdo; a colher em cima do garfo com o cabo virado para o lado direito e a faca em seguida com a lâmina cortante virada para a colher, com o cabo virado para o lado direito.
O copo de água logo acima da faca e do descansa talher.

Colocando a mesa - Motivos para que os talheres sejam colocados desta maneira

Colocando a mesa e seus talheres
Existe um motivo para a colocação dos talheres como mostramos acima. A importância de você conhecer estes motivos é poder ensinar sua empregada de uma maneira lúdica, para que ela não esqueça e coloque a mesa sempre da maneira correta:
- Faca de comida: Deve ficar do lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (a maioria das pessoas é destra)
- Garfo de comida: Como a faca ficou do lado direito, o garfo deve ficar do lado esquerdo. Pois nós o usamos com as duas mãos.
- Colher de sopa: Se mais de um prato for ser servido na refeição, como, por exemplo, uma sopa de entrada devemos colocar a colher do lado direito, pois esta, sempre pegamos com a mão direita. Ela deve ficar logo depois da faca que está perto do prato.

Colocando a mesa - Talheres de sobremesa

Veja que sempre usamos os talheres de fora para dentro, conforme a ordem com que os pratos forem sendo servidos.
Colocando a mesa e seus talheres
Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato e bem centralizados como este.
- Garfo de sobremesa: Bem perto do prato colocaremos o garfo com o cabo virado para o lado esquerdo, pois o usamos com as duas mão.
- Colher de sobremesa: A colher vem logo em seguida com o cabo virado para o lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (a maioria das pessoas é destra)
- Faca de sobremesa: A faca de sobremesa deve ter seu cabo virado para o lado direito, pois é sempre com esta mão que o pegamos.

Colocando a mesa - Mais talheres, mesa formal

Quando você vai a um jantar de cerimônia com muitos talheres, não se afobe e analise:
Colocando a mesa e seus talheres
1. Se houver uma colher: uma sopa será servida como primeiro prato.
2. Se do lado direito tiver duas facas ou até três e do lado esquerdo dois ou três garfos: teremos depois da sopa uma entrada, depois um primeiro prato e ainda outro.
3. Se o talher for de peixe, teremos esta comida como segundo prato.
4. Quando temos mais de um prato geralmente o último é uma carne, portanto o talher mais interno é aquele que usamos por último.

Porque usar um descansa talher?

Colocando a mesa e seus talheres
O descansa talher é usado no serviço franco americano que é mais informal. Nele a própria pessoa se serve. Caso ela queira repetir algum alimento, como seu garfo e faca estão sujos, utiliza-se o descansa talher para não manchar a toalha. Descansamos a ponta suja do talher no descansa talher.

O "porque" do local dos copos e guardanapos:

Colocando a mesa e seus talheres
Pelo mesmo motivo do cabo dos talheres, colocamos os copos do lado direito, pois nós os pegaremos com a mão direita. Assim não precisaremos cruzar o braço por cima do prato para pegá-los.
No dia a dia colocamos apenas um copo de água, suco ou refrigerante do lado direito. Se formos servir vinho, devemos colocar o copo de água que é maior mais no alto e o de vinho mais em baixo. 
- Galheteiro: Tenha um bem bonito e prático, pois fará parte da decoração da mesa.
- Vaso de flor: Procure sempre ter em cima da mesa um vasinho com flores do jardim. Só folhagem também fica bonito. 
Mesa bonita no dia-a-dia: Para que sua mesa do dia a dia fique muito bonita saiba combinar toalha ou jogo americano com a louça, com o descansa talher e com tudo que está em cima da mesa. O serviço de mesa deve ser um conjunto harmônico. Dê preferência aos tons neutros que sempre combinam entre si.
Mesa de todos os dias esta bem colocada! Ensine a copeira como servi-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário