quinta-feira, 17 de novembro de 2011

* Clareamento da pele: idebenona (parente da Coenzima Q10)

http://cientifique.wordpress.com/em-todas-as-estacoes/idebenona/


Idebenona


Esse sim é um assunto típico para todas as estações, pois pra quem sofre desse mal sabe muito bem que uma primavera não é o suficiente pra acabar com as manchas de pele, em compensação se a gente for pensar quantas primaveras foram necessárias para adquirir a tal mancha vamos perceber que não demora tanto assim para tratá-la.
No momento não vamos falar de manchas porque é um assunto que precisa de mais espaço vamos deixar pra uma outra oportunidade. Vamos falar de uma forma de tratar as manchas da pele através de um despigmentante com uma abordagem muito interessante de eficiência e mecanismo de ação comprovado, a Idebenona, que há mais de 20 anos é utilizada devido à sua propriedade antioxidante e recentemente, tem sido usada com sucesso por seu efeito despigmentante.
A Idebenona, [2,3-dimetoxi-5-metil-6-(10-hydroxydecyl) -1,4-benzoquinona], em estudo realizado comprovou que ela inibe a peroxidação lipídica, evento bioquímico resultante da ação dos radicais livres e, grande responsável pelo estresse oxidativo podendo levar a morte celular, foi também observado um efeito inibitório da cAMP-fosfodiesterase, enzima que degrada AMP cíclico, esta enzima participa de um processo muito indesejado que é a formação de gordura, deixando claro, que estamos falando de uma forma bem resumida
Idebenona, a parte ativa de sua molécula é bastante similar a Coenzima Q-10 e a hidroquinona como mostra a figura abaixo:
fonte: Literatura Galena
A Idebenona é capaz de inibir a síntese de melanina, processo natural da pele que pode resultar na hipercromia, as tão indesejadas manchas.  Sua capacidade de inibir a síntese de melanina é da mesma forma que a hidroquinona, porém de uma maneira não muito agressiva e mais segura. A hidroquinona pode causar irritações, trazendo desconforto pra quem usa e, além disso, não se pode fazer o uso prolongado (máximo 3meses), pois pode causar manchas brancas que, em muitos casos, são irreversíveis.
Hoje temos, à disposição no mercado, a IDB-Light® que é um agente despigmentante lipossomado, isso significa dizer, uma substância envolvida num sistema que vai sendo liberado de forma gradativa, facilitando a penetração na pele promovendo a eficácia e o mais importante, com segurança e suavidade. Testes in vitro in vivo foram realizados para provar sua eficaz ação despigmentante.angelina_jolie
IDB-Light® é um cosmecêutico composto pela idebenona veiculada em Lipossomas PML formando um Delivery System que através dessa nanotecnologia inibe a síntese de melanina e apresenta um perfil de tolerância muito superior e não citotóxica. Podemos dizer então que temos dois tratamentos distintos num único ativo, um despigmentante que não sensibiliza a pele a ponto evitar ardência e vermelhidão, somado a um antioxidante ideal para tratamento antiaging.
IDB-Light® inibe a síntese de melanina, um pigmento endógeno absorvedor de radiação UV. Por isso, é obrigatório o uso concomitante de filtro solar UVA/UVB fotoestável durante o dia. No caso de sensibilização por idebenona, IDB-Light® deve ser descontinuada.
Fontes: – Cosmiatria Galena – www.ncbi.nlm.nih.gov – Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 37, n. 3  set./dez., 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário