quinta-feira, 17 de novembro de 2011

* Sardas brancas ou leucodermia

Faz tempo que procuro tratamento.
A melhor abordagem de tratamento até então (de tudo que li e perguntei) era a da dermatologia.net - eles mostram fotos de antes e depois da criocirurgia (jato de nitrogênio líquido).
Minha esteticista me orientou que esse procedimento é muito agressivo, pois mata as células, e por isso ela prefere fazer em peles maduras.
Eu fiquei desanimada - porque de tudo o que eu li nada parece resolver as sardas brancas.
Mas...  Achei hoje outra informação (!!!!!!!!):
http://www.omelhordemoc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=139:algumas-respostas-de-beleza-para-suas-duvidas
9. Por que surgem pintinhas brancas nos braços?“ Elas aparecem em pessoas de 30 a 40 anos que abusaram do sol na adolescência”, diz a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. “Cerca de 60% dessas manchas somem 15 dias após uma raspagem feita em consultório, que leva à repigmentação da pele.”


http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/leucod_gutata.shtml

leucodermia gutata

"Sarda branca". Tem tratamento?
A leucodermia gutata, doença conhecida popularmente como sarda branca, é caracterizada por manchas claras, com tamanhos que variam de 1 a 5 milímetros e que surgem nas pernas e braços. As lesões são decorrentes do dano provocado pelo sol ao longo da vida.
Durante muito tempo foi comum ouvir dos médicos que estas manchas não tinham tratamento, sendo recomendada apenas a proteção solar para evitar maior acúmulo de dano à pele, o que poderia estimular o surgimento de novas lesões.
Criocirurgia com nitrogênio líquido
A medicina evoluiu e novas técnicas de tratamento de lesões cutâneas foram sendo descobertas e utilizadas para as mais diversas finalidades. Uma delas, a criocirurgia com nitrogênio líquido, mostrou bons resultados no tratamento das sardas brancas.
O procedimento é realizado no consultório, sem necessidade de anestesia, pois a dor é discreta e cessa rapidamente. O médico aplica um fino jato de spray de nitrogênio líquido, que atinge apenas a mancha e por tempo muito curto. A área tratada sofre um congelamento imediato, que provoca uma "destruição" controlada da pele afetada. Durante cerca de 30 minutos persiste uma sensação semelhante à de uma leve queimadura ou de coceira. Não há necessidade de curativo.
Nos dias que se seguem, formam-se crostas finas e escuras sobre as áreas tratadas, que levam de 2 a 4 semanas para se soltarem. Quando as crostas caem, a pele que surge ainda se mostra mais clara do que a pele ao redor, dando a sensação de que o tratamento foi ineficaz.
O que ocorre é que a pele nova, que substituiu a pele manchada, é mais clara que a pele ao redor, como uma cicatriz recente de ferida superficial. No entanto, aos poucos a repigmentação se inicia. É necessário expor a pele ao sol, antes das 10 ou após as 15 horas, para estimular a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele). Fora destes horários, proteger a pele do sol.
Resultados
Os resultados variam de acordo com cada caso, mas mesmo nos pacientes com boa resposta ao tratamento, a melhora surge de forma gradativa. No caso abaixo, que exemplifica um bom resultado, foram realizadas 2 sessões de criocirurgia, com intervalo de 6 meses entre cada uma. A segunda foto foi feita 18 meses após a primeira sessão de tratamento.
Observa-se que nem todas as manchas brancas sumiram e que, neste período, até surgiram algumas manchas escuras. No entanto, a melhora é nítida e, apesar da diferença da cor da pele, resultado de melhor proteção solar, percebe-se tratar-se da mesma pessoa pelos 3 pequenos pontos escuros alinhados no lado direito da perna.
Leucodermia gutata antes e 18 meses depois do tratamento
A criocirurgia com nitrogênio líquido mostra-se como uma boa opção de tratamento para as "sardas brancas" e, desde que utilizada adequadamente, por médico treinado para esta finalidade, pode atingir resultados bastante satisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário