domingo, 17 de fevereiro de 2013

Passo-a-passo de arranjos florais I

Olá,
Hoje mostro o PAP de alguns arranjos florais.
Tirei muita coisa do site http://www.hojetemvisita.com e do http://www.vestidadenoiva.com. Vale a pena você conferir!

1) Arranjo com frutas:
http://www.hojetemvisita.com/arranjo-floral-com-frutas-sera/
Comece pela preparação da espuma. Encha aproximadamente 80% de um recipiente com água. Encoste a espuma sobre a superfície da água e solte. Conforme a espuma for absorvendo água, ela irá afundar no recipiente. Este processo leva de 5 a 10 minutos, dependendo da marca da espuma. Depois que a espuma floral estiver completamente molhada, comece a montar o seu arranjo. Enquanto estiver fazendo a montagem, deixe as flores que não está usando em um vaso com água. Isso evita que elas murchem.
As flores usadas neste arranjo foram: lírio, lisianthus, mini rosa e essa verdinha que não sei o nome – se alguém souber, me ajude!
Depois, você espeta os limões em palitinhos de madeira, e espeta o palitinho na espuma. Em seguida, você começa a colocar as flores na espuma, uma por uma, até que o arranjo esteja bem cheio.
Observação do Dulcineias: há sempre a regra ímpar nos arranjos florais, não sei porque, mas os especialistas garantem que assim fica melhor. Então use 5 limões. Espete todos os limões primeiro, arrume de forma a ficar simétrico. Note que o arranjo terá o dobro do tamanho do cachepô, por isso a espuma floral ultrapassa o limite do cachepô.  
Depois coloque os lírios - em número ímpar também. Coloque agora os lisianthus (n.o ímpar também):
Agora coloque as rosa-sprays:
E por último as margaridinhas verdes:
O arranjo está sendo pela técnica das camadas: 1.o os limões, 2.o os lírios, 3.o os lisianthus, 4.o as mini-rosas, e em 5.o as margaridinhas verdes. Os especialistas garantem que assim o arranjo fica melhor.  

2) Arranjo em tons de rôxo:
http://www.hojetemvisita.com/arranjo-em-tons-de-roxo/
Flores usadas: agapanthus, alstroeméria, lavanda e ligustro. A agapanthus e a astromélia são as que dão mais volume ao arranjo. A lavanda, além de ser linda, deixa um cheiro muito gostoso na casa.
a. Prepare a espuma floral - vide no primeiro PAP acima.
b.Forre o cachepot com um saquinho plástico pequeno. Neste caso, é importante fazer isso para que a espuma molhada não estrague o vaso, que é de rattan.
c. Coloque a espuma floral molhada dentro do vaso, de forma a preencher todo o espaço que conseguir. Se precisar corte a espuma para que ela encaixe melhor.
d. Em seguida comece a espetar os cabinhos das flores na espuma, montando o arranjo da maneira que preferir.
e. Preencha muito bem todos os espaços para que a espuma não fique aparecendo.

3) Flores em Cachepot de tecido (http://www.hojetemvisita.com/flores-em-cachepot-de-tecido/):
O procedimento com a espuma floral é o mesmo já comentado acima.
"As flores usadas foram astromélias, lisianthus, mini rosa e lavanda. Além de bonito fica muito cheiroso por causa da lavanda!"Ela mesma, do blog Hoje tem Visita, que forrou o cachepot. Ela explica que a técnica é a cartonagem (montagem da caixa de tecido com placas duras de papel cartão). Ela diz que é bem fácil de fazer, mas ela fez uma aula com o professor Luiz Masse e sugere este vídeo no Youtube com ele: http://www.youtube.com/watch?v=NgNpvAC4OYE . Existem à venda DVDs do Luiz Masse.

4) Arranjo feito com espuma floral redonda (http://www.hojetemvisita.com/flores-classicas-em-vaso-turquesa/):
"O arranjo que vocês verão hoje eu fiz com espuma floral, mas de um jeito diferente dos outros que já mostrei por aqui. Dessa vez, usei a espuma floral redonda para fazer este arranjo mais chique, clássico, com o formato bem uniforme. Apesar de eu normalmente optar por produções mais informais e com um toque de jovialidade, eu amei o resultado desse! O vaso azul turquesa, moderno, deu uma quebrada no estilo clássico das rosas e hortênsias na cor creme.
O passo-a-passo para fazer arranjos com espuma floral vocês já viram. A diferença, agora, é que a espuma terá que ser redonda e você precisará moldar a parte de baixo (usando uma faquinha) para que ela encaixe bem no vaso e não tenha perigo de cair."
Encaixe bem a espuma, esculpa a parte inferior dela com uma faquinha de modo que ela se encaixe perfeitamente no frasco; e aperte para que não caia:

5) Arranjo floral branco com toque de cor (http://www.hojetemvisita.com/flores-brancas-com-toques-de-cor/):
O procedimento com a espuma floral é o mesmo dos dois tutoriais acima.
"As flores escolhidas foram rosas e astromélias (as brancas), tango (a amarelinha), hipérico (as bolinhas vermelhas) e gardênia (folhagem verde). Usei um cachepot branco de madeira, também comprado no Ceagesp."
"Neste foto aqui embaixo dá para ver bem como coloquei a espuma dentro do vaso. Depois disso, é só começar a colocar as flores e deixar o arranjo bem cheinho."
Observação do Dulcineias: usem a regra do n.o ímpar de flores e a regra de compor o arranjo por camadas, conforme comentado no primeiro exemplo desta postagem. 
Observação: note que as rosas ficaram "tombadinhas", isso porque a espuma floral vai além do limite do cachepô. Bem bonito! 

6) Arranjo colorido (http://www.hojetemvisita.com/arranjo-floral-bem-alegre/)
Flores usadas foram astromélias, hipérico vermelho (as bolinhas vermelhas) e ligustro (as bolinhas verdes). O arranjo foi feito com espuma floral, conforme já explicado no início da postagem.

7) Arranjo floral com tulipas e como customizar seu vaso:
http://www.hojetemvisita.com/arranjo-floral-com-tulipas-e-como-customizar-seu-vaso/ (O texto também é de lá):
"Fiz este arranjo floral usando tulipas, rosas, chuva-de-prata (a florzinha pequena e branquinha) e esporinha ( a roxa)! Desta vez, eu não usei espuma floral, apenas coloquei as flores em um vaso com água. Eu estou em uma fase de gostar mais de arranjos com um toque descontraído, então quis deixar as flores em alturas desiguais, para dar esse toque de arrumado-bagunçado, sabem?"
"Bom, enquanto eu fotografava este arranjo, eu fiquei reparando em como este vaso é branco, branco! Claro que o branco tem seu charme e é perfeito para quando queremos que o destaque fique todo nas flores. Mas se quisermos deixar o vaso diferente, olha só essa ideia: usando um pedacinho de tecido rosa (neste caso, exatamente da cor da tulipa) e fita dupla-face, customizei o vaso e dei aquele charme todo especial para ele!"
Outro exemplo de arranjo sem a espuma floral:
Você pode forrar um cachepot de tecido poá, à inspiração do arranjo abaixo (que é no cachepot de vidro), com gérberas e áster branca, folhas verdes e "sementinhas" vermelhas:

Blog Vestida de Noiva:
8) Arranjo de rosas em espuma floral redonda (http://www.vestidadenoiva.com/fazendo-arranjos-florais)
Na postagem ela diz que foi o primeiro arranjo que ela fez, e ficou maravilhoso. O texto que explica o arranjo é dela:
"Fiz um curso de Arranjos Florais (com a Andrea Saladini) e semana passada fiz meu primeiro arranjo floral!"
"Comprei dois maços de rosas importadas (rosita vendela), tesoura de poda, espuma floral, celofane, folhagem para o acabamento da base e spray brilha folha pra deixar a folhagem linda e protegida.
A primeira coisa é cortar a ponta do cabo das rosas com uma tesoura de poda. Normalmente eles chegam ressecados e portanto é importante cortar um pedacinho para que possam absorver melhor a água (cortar na diagonal faz a superfície de absoração ser maior). Já limpe também o excesso de folhas, elas não podem ficar em contato com a água. Descarte também as pétalas machucadas. Feito isso, coloque tudo num vaso com água limpa.
A espuma floral precisa hidratar com água com 24h de antecedência, esse é o segredo para seu arranjo durar. Encha um balde de água ou o tanque da lavandeira e coloque lá a espuma floral. Como ela é leve, irá flutuar. Não a afunde. Ela irá absorver água e afundar sozinha. Deixe lá hidratando até afundar ou de preferência 24h.
Separe seu vaso, bem limpo. Corte um pedaço de papel celofane e envolva a parte inferior da espuma floral. O celofane serve para segurar a água que irá pingar da espuma floral, para não ficar pingando dentro do seu vaso e estragar tudo. Prenda bem firme a espuma floral no vaso (com o celofane protegendo embaixo). O certo é prender com uma fita waterproff que eu esqueci de comprar, mas deu tudo certo no final. Em seguida coloquei folhagem na base do arranjo para que o acabamento final fique bonito. Agora a hora de colocar as flores, corte o cabo da rosa e comece espetando no centro da espuma floral. Vá preenchendo toda a espuma, prestando atenção se todas as flores estão da mesma altura e fazendo com que fique bem preenchido e redondinho. Finalizei com umas lavandinhas dando um toque."

Aqui um outro PAP (DIY) de flores naturais em bolas de espuma. Tirei do blog http://brunacasandoepirando.blogspot.com.br (clique aqui)
No endereço acima ela também posta esta foto como exemplo da decoração com bolas de flores. O texto é de lá.
"A noiva utilizou colunas médias de vidro em forma de tubo;colocou pedrinhas coloridas dentro de cada tubo e em cima bolas de flores. Os galhos secos eu não gostei."
"* As colunas achei super em conta o preço da locação,então já vi que não serão problema.
 * As pedrinhas eu acho em qualquer lugar,detalhe besta mas que da um efeito lindo.
"Ta, mas o que complica ai são as lindas bolas de flores!!!"
"As da foto tenho quase certeza que são naturais e por isso encarecem a decoração,mas já me disseram que eu posso encontrar as flores por unidade baratinhas."

Material:
- Oásis (bola de esponja para ornamentação de flores)
- 50 cravos ou outra flor de sua preferência
- Tesoura
Passo-a-passo:
Primeiro você vai cortando as flores.
Observe as imagens e veja o ponto exato onde você deverá cortar as flores. É preciso que você deixe um talinho para poder enfiar na bola de esponja (oásis).
Antes de enfiar as flores na bola de esponja (oásis), você deve deixar a bola bem umida. Para isto, mergulhe-a dentro de um balde cheio d’água. Depois você deve ir enfiando as flores no oásis umidificado.
Faça de maneira a formar uma linha, que se encontre no final.
Depois que você formar a linha de flores ao redor da bola, vá enfiando mais flores de forma a fazer outra linha ao meio.
Esta nova linha de flores deve se cruzar com a linha anterior, como está mostrando nas imagens.
Depois preencha os campos que estão sem flores.
Vá enfiando as flores até deixar toda a bola completamente preenchida com as flores.
Tente não deixar espaços vazios entre as flores. Desta forma vai ficar um trabalho super profissional.
Veja como fica linda!

9) Arranjo de flores e pêssegos (http://www.vestidadenoiva.com/tag/arranjos-florais):
- um maço de rosas,
- um de mini rosas e
- um de callas, todas na cor do pêssego,
- além de 04 unidades da fruta e as sementinhas verdes (não sei o nome, desculpas!) para fazer o acabamento da parte inferior do arranjo.

Ela começa pelas rosas (umas 13-15), depois as callas (todas no centro, umas 5), depois os 4 pêssegos, as mini-rosas e as "sementinhas":


10) Arranjo de Natal em lata de biscoito (http://www.vestidadenoiva.com/tag/arranjos-florais)
Um maço de rosas brancas, folhas de azevinho que são a cara do Natal e a espuma floral (redonda) - vide os arranjo 8 e 9 - a técnica é a mesma.
"Forrei a lata com uma folha de celofane, coloquei a espuma floral (que já havia ficado mergulhada na água horas antes), espetei as rosas (limpei antes o caule e descartei as pétalas de fora) e fiz o acabamento na base com os galinhos de folhas de azevinho."

11) Arranjo em cachepot florido (encapado com tecido)
"Cachepot forrado com tecido florido feito pelas meninas da Caixa com Arte.
Já que o cachepot é cor de rosa, resolvi fazer um arranjo com um mix de flores rosa: cravo, lisiantos e astromélias (alstroemérias).
Primeiro passo é deixar a espuma floral mergulhada num balde de água durante a noite anterior. Forrar o cachepot com papel celofante, colocar a espuma floral de forma que fique uns dois dedos de altura para fora e depois é só começar a espetar as flores, deixando o arranjo bem preenchido." Fácil e rápido.
NOTA: aqui ensina encapar caixa de papelão: 
http://www.casadefricotes.com/2012/10/como-encapar-caixas-de-papelao-com_8.html e 
http://www.casadefricotes.com/2012/10/como-encapar-caixas-de-papelao-com_10.html

12) Tutorial de como fazer arranjos sem vasos ou cachepôs (tirei daqui: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2013/01/25/verao-faca-um-arranjo-colorido-que-dispensa-suportes-e-deixa-a-casa-fresca.htm ). Clique nas fotos para ampliá-las. 
  

13) Outros tutoriais: arranjos com ovos em volta, arranjos com frutas em fatias:




<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
Postagem de 23 de maio e 10 de outubro de 2012 - do blog hoje tem visita - falando deo ceagesp.
(http://www.hojetemvisita.com/vamos-a-feira-das-flores/  e   http://www.hojetemvisita.com/por-que-ir-ao-ceagesp/)
Muito importante para quem comprar flores no ceagesp (ceasa). Na postagem ela dá dicas e preços. O endereço deve ser de São Paulo. 
Texto que tirei de lá:
"As principais informações que vocês precisam saber para ir ao Ceasa são:
O endereço da feira é Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946
A melhor entrada para a feira é pelo portão 4.
A feira funciona às terças e sextas-feiras das 5h às 10h30. 

Dicas baseadas nas minhas experiências com a feira das flores:
a) Tente ir o mais cedo possível, pois o local está mais vazio, mais organizado e as flores são mais bonitas;
b) Vá com roupas confortáveis porque o lugar é grande, anda-se muito! Escolha roupas que podem sujar, porque você vai carregar muitas flores na mão – e elas estão sempre molhadas, sujas de terra…
c) Evite, se possível, ir em semanas de datas comemorativas (dia das mães, por exemplo), pois os preços tendem a ser mais altos e o local normalmente está mais cheio;
d) Se possível, evite também ir em épocas de muito frio. Nessas épocas, os produtores não conseguem produzir tantas flores e por isso o preço sobe;
e) Com base nos dias em que eu já fui a essa feira, concluí que a terça-feira é melhor, pois a feira é mais vazia e as flores são mais baratas (acho que é porque na sexta-feira tem mais gente comprando flores para os eventos de fim de semana). No entanto, não sei se isso vale para todas as semanas.
f) Sobre os preços: pela minha experiência, vi que os preços variam muito. Já paguei R$ 5 no maço de astromélia, R$ 5 no maço com 24 rosas e R$ 1 no maço de tango (em uma terça-feira antes do Carnaval, em que a feira estava bem vazia). No entanto, também já paguei R$ 20 no maço de astromélia, R$ 20 no maço com 24 rosas e R$ 5 no maço de tango (na sexta-feira antes do dia das mães). Mesmo assim, até quando o preço é alto, ainda compensa, vocês concordam?"
Na postagem de 10 de outubro ela coloca mais preços:
"R$ 5 no buquê com 12 copos de leite (R$0.42 cada), R$ 15 em 30 botões de rosa, R$ 5 no buquê de astromélia, R$ 8 no buquê lisianthus, R$ 10 no “mosquitinho”, um buquê enorme. Tem fotos abaixo. Também comprei lírio por R$ 10 (acho que tinha 6 ramos) e mini rosa por R$ 8 (mais ou menos 20 botões)! 
g) Apesar de ser o local onde decoradores e profissionais do ramo fazem compras para seus grandes projetos, o Ceagesp também vende no varejo, ou seja, dá para comprar 1 ou mil flores! Não tem mínimo, não é venda no atacado! É uma beleza!
NOTA minha: a rosa (unidade) variou de R$0,21 a R$0,83. Os preços são do primeiro semestre de 2012.







4 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Vocês poderiam ensinar a fazer um arco de flores, daqueles que ficam no altar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual o liquido utilizado nos vasos transparentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josy. O líquido é água comum, de preferência a filtrada e nunca gelada - melhor em temperatura ambiente ou morna.

      Para conservar ainda mais seu arranjo, use CONSERVANTE FLORAL, que pode ser comprado em floriculturas.
      OU você pode fazê-lo (do www.ehow.com.br/conservantes-flores-casa-como_97608/):
      --> Misture 1 colher (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de cloro comum, 2 colheres (chá) de suco de limão e 1 litro de água MORNA (nunca gelada).
      --> Corte os talos das flores em um ângulo de 45°. Repita o processo em dois dias mais ou menos. Use faca bem afiada ou tesoura que não esmague os talos. Remova a folhagem mais baixa que ficaria submersa na água. No caso de rosas, melhor não remover os espinhos.
      --> prefira frascos de vidro,cerâmica vitrificada ou plástico, bem lavados antes. Os de metal (especialmente o zinco) devem ser evitados, pois podem ser corroídos, cedendo íons à água, alterando a qualidade da mesma.
      --> Evite danos do etileno; não coloque as flores cortadas em uma sala ou espaço com frutas amadurecendo (http://www.flora-brasiliae.com.br/dicas.php - aqui você tem uma aula de como conservar melhor suas flores).

      Excluir