segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lambris como revestimento de parede

SE VOCÊ QUISER APENAS VER AS FOTOS de decoração com lambris, VÁ PARA O FINAL DA POSTAGEM.
Se você preferir ir direto ao PAP de como instalar os lambris, abra os sites:
http://www.fazerfacil.com.br/Pintura/revestimento_lambri.htm
http://decoracaoeconomica.blogspot.com.br/2012/06/lambri-pap.html
http://www.cottage.com.br/forno_construcao.asp
http://www.mundoagua.com.br/revestimento-madeira-sauna-seca.html
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/45/artigo132106-1.asp

Se quiser saber preços de lambris:
http://www.lojasdepisos.com.br/novaloja/canais/produtos/subcategoria.asp?codCategoria=10&codSubCategoria=88
___________________________________________________________________________
E agora começo a minha postagem:
Eu e meu marido temos problema com nossa sala de almoço: ela é muito fria (não bate sol ali) e tem muita umidade.
O piso é de mármore, o que esfria mais ainda o local, mas não vamos trocá-lo, pois é um piso muito bonito, com desenhos inclusive.
O jeito padrão de resolver a umidade é tirar o embolso (o reboco) das paredes até cerca de 1m de altura, deixar aparecendo o tijolo das paredes. Passar Sika Top diretamente nos tijolos, três demãos - uma de cima para baixo, outra na horizontal (da direita para a esquerda e vice-versa), e outra demão na transversal. Tem o tempo certo de secagem entre uma demão e outra. Depois de tudo seco, rebocar novamente.
Mas esse procedimento não resolve de vez o problema quando a umidade vem do chão, do terreno (é o caso de nossa casa). Melhora por um tempo mas depois tem que pintar de novo.
O que resolve de forma definiva é colocar revestimento (azulejo). Mas neste caso o ambiente, que já é frio, ficaria mais frio ainda.
Até que meu marido deu a melhor idéia do mundo: colocar madeira (lambris) nas paredes.
Lambri: placas de madeira ou pvc que se encaixam num sistema de macho e fêmea.
Antes vamos fazer o procedimento com o Sika Top, vamos trocar o reboco e tudo o mais. Mas depois vamos colocar o lambri, ainda não sabemos até que altura da parede iremos fazer isso - talvez até o teto.
Mas qual madeira usar?
Meu marido deu a idéia de usar madeira de sauna seca.
De acordo com:
http://www.cottage.com.br/forno_construcao.asp
http://www.mundoagua.com.br/revestimento-madeira-sauna-seca.html
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/45/artigo132106-1.asp
as melhores madeira (para sauna seca) são:  melhor madeira é Pinho Finlandês, mas se pode usar o Pinho chileno, Cedro, Mogno ou Cedrinho (Vermelho) de boa qualidade.
Como instalar o lambri: 
http://www.cottage.com.br/forno_construcao.asp
Como construir o cômodo de Sauna Seca

Lá no site tem todos os detalhes, eu só transcrevo aqui a parte do revestimento:


Faça um reboco comum nas paredes e teto e um rodapé de 10 cm de altura e espessura pouco maior que a espessura da forração de madeira, para que esta não toque no chão. Assim você poderá lavar o piso sem molhar a forração de madeira. Sobre o reboco , pregue sarrafos (2,5 x 5 cm) a cada 35-40 cm de distância um do outro, na horizontal, preenchendo os intervalos com lã de vidro (2,5 cm de espessura) ou isopor. Faça agora o revestimento com madeira, usando lambris (10mm de espessura, no mínimo). A melhor madeira é Pinho Finlandês, mas se pode usar o Pinho chileno, Cedro, Mogno ou Cedrinho (Vermelho) de boa qualidade. A madeira deve ser macia e deve estar seca. Fixe os lambris com prego de aço sem cabeça. Para não aparecer os pregos, uma boa prática é bater os pregos no macho dos lambris, de fora para dentro, em diagonal e rebatido levemente para que penetre um pouco mais na madeira, assim, quando encaixar a fêmea dos lambris, o prego ficará escondido e dará acabamento perfeito.
Importante: para sauna seca a lenha não use isopor, recomendamos o uso de lã de vidro.
http://www.mundoagua.com.br/revestimento-madeira-sauna-seca.html
Dicas para o Revestimento de Madeira
Após rebocar as paredes e teto com reboco comum, fixe sarrafos de 3x5cm na horizontal eqüidistante a cada 35cm. Use parafusos e bucha para fixação. Preencha os vãos com lã de vidro com espessura de 2,5cm. Faço o mesmo revestimento no teto rebaixado. Ou se necessário, faça com um forro e isole-o também.

Utilize madeira seca. Recomendamos lambris de 10 mm de espessura. O pino finlandês (importado) é a melhor opção, mas é mais difícil de encontrar e mais caro. Não desanime, você poderá utilizar também o pino chileno, cedro, mogno ou cedrinho de boa qualidade.
Pra aqueles que conhecem de madeira, ai vão às dicas. Dê preferência para madeiras relativamente macias, de fácil respiração e que possuem veios claros de largura não muito diferente dos veios escuros. Os lambris devem ser fixados com pregos não oxidantes e sem cabeça. Bata os pregos no macho dos lambris, de fora para dentro, em diagonal. Rebata os pregos levemente para que penetrem um pouco mais na madeira e assim quando encaixar a fêmea, o prego ficará escondido oferecendo um acabamento perfeito.
Faça rodapé em todo o recinto com 10 cm de altura por 5cm de largura. Isso evitará que o revestimento chegue no chão e vai facilitar que você lave a cabine sem molhá-lo. Opte por um piso simples. Cimentado ou cerâmico. Embora se você preferir pode cobrir o piso com um estrado de madeira, sempre batendo os pregos por baixo da estrutura para que não apareçam.

http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/45/artigo132106-1.asp
Os arquitetos e especialistas do setor de lazer são unânimes em afirmar que, para saunas secas, o melhor revestimento de pisos, paredes e até mesmo forro do teto é a madeira. Porém, é preciso cuidado ao escolher a matéria-prima ideal.

As preferidas
A espécie que está em primeiro lugar na lista das eleitas para as saunas é o cedrinho (ou cedrilho), que ganhou mais espaço depois que o mogno e outras madeiras tiveram suas vendas rigorosamente controladas ou proibidas entre o final dos anos de 1990 e início de 2000.
A madeira não pode ser muito dura, pois aquece muito. "Recomenda-se que seja relativamente macia e porosa, o que confere um melhor acabamento, como é o caso do cedrilho (Erisma uncinatum)", explica Saly Takeshita, assessora técnica da Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM). Além disso, esta espécie é fácil de aplainar, serrar e lixar, mesmo apresentando superfície de acabamento felpuda, conforme dados da publicação Madeira, editada pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). O cedrilho apresenta, na maioria das vezes, um tom rosa ou avermelhado, mas existem opções mais claras (cedrilho de creme), quando a madeira está mais nova.
Dentre as recomendadas pelos arquitetos estão também cumaru, cedro e angelim.

Tratamento certo
A madeira escolhida deve passar por um processo de secagem ao ar livre, em estufa, secadores solares ou a vácuo. "O processo correto é apenas a secagem da madeira até a umidade de equilíbrio, o que aumenta a durabilidade natural e evita ataque de agentes xilófagos (insetos que se alimentam de madeira)", explica Saly. Não são recomendados tratamentos com produtos químicos, pois há o risco de algumas toxinas serem exaladas com o aquecimento da madeira na sauna.

Manutenção
"A única forma possível é a limpeza simples com água que deve ser feita periodicamente", explica Roberto Ferreira, gerente comercial da Parquet União, que comercializa madeiras para fabricantes de saunas. Ele afirma que a validade do cedrilho é de aproximadamente cinco anos. "Em relação ao ipê, por exemplo, o cedrilho tem durabilidade menor, mas é uma alternativa sustentável", completa.

Para garantir que o revestimento seja durável, a madeira não pode ser verde, pois há o risco de inchar com o aquecimento.
************************************************
PAP DE COMO INSTALAR O LAMBRI SOZINHO E AINDA PINTÁ-LOS:
(Parabéns, Liz!! Ficou muito bom!)
http://decoracaoeconomica.blogspot.com.br/2012/06/lambri-pap.html
"Sempre adorei casas com lambri, por isso, decidi fazer eu mesma na minha sala/cozinha. Não fotografei o passo a passo, mas vou contar como fiz.

1. Medi toda a área que teria lambri (altura x largura da parede). A ideia era fazer um lambri com 1,30m de altura.
2. Comprei a madeira necessária, fardos com dez pranchas de 3 m (é aquela madeira usada para forro). 
3. Lixei todas as peças. 
4. Para facilitar resolvi cortar (no serrote mesmo...rs.) as pranchas ao meio e fazer o lambri com 1,50m de altura.
5. Pranchas cortadas, comecei a montagem (só encaixar as pranchas umas nas outras). Todas as instruções que li na net diziam que era necessário fazer na parede uma moldura com ripas para pregar as pranchas, mas preguei direto na alvenaria (usar pregos galvanizados). Até agora não tive problemas, ficou perfeito!
6. As paredes já tinham rodapé de alvenaria, por isso preguei as pranchas acima dele.
7. Tive que fazer alguns recortes para as tomadas, interruptores de luz e janela, assim como, para acertar os cantos (essa parte dos cantos foi mais trabalhosa, pois precisei serrar as pranchas no comprimento). 
8.  Depois de pregar todas as pranchas, preguei na parte de cima meia-cana (pinus também), para dar acabamento e apoiar quadrinhos. Também lixei cada peça.
9. Para cobrir o rodapé de alvenaria/lajota usei a mesma madeira do lambri, que preguei nas pranchas do mesmo, pois não tinha como pregar na alvenaria/lajota.
10. Tudo pregado, fiz a pintura. Como o pinus tem muitos nós, a tinta não cobria, então fiz um acabamento com massa corrida para cobrí-los (passei a massa e depois lixei). Mesmo assim tive que dar três demãos. Usei tinta óleo, pois protege mais e facilita a limpeza."


Como revestir paredes com lambri


O revestimento com tábuas macho e fêmea (lambri) pode ser aplicado a qualquer tipo de parede. As tábuas, quando colocadas verticalmente, dão a sensação de maior altura ao cômodo; se, porém, forem aplicadas horizontalmente, o c ômodo parecerá mais largo.
Aparafuse ou pregue na parede ré-guas de madeira (travessas) de 5 cm x X 2,5 cm, de modo que estas fiquem na direção transversal à das tábuas. Estas travessas servirão de base para a fixação das tábuas.
Se o reboco estiver em boas condições e não for muito espesso, fixe as travessas com pregos próprios para alvenaria. Assegure-se de que as travessas ficam bem fixas à parede. Se o reboco for muito espesso ou estiver caindo, fixe as travessas com buchas e parafusos. Este processo dever á também ser usado quando a alvenaria for de concreto.
Deixe um intervalo de cerca de 40 cm entre cada travessa, pelo menos até a altura dos ombros. Acima deste nível é conveniente um intervalo de cerca do dobro.
Retire os alizares das portas e janelas e substitua-os por travessas. Remova o rodapé e fixe algumas travessas verticais; se as paredes forem úmidas, aplique um isolante de madeiras à travessas e intercale entre estas e a parede uma tira de plástico.
As superfícies frontais das travessas devem estar rigorosamente planas. Caso contrário, intercale tiras de compensado ou de aglomerado de madeira nos locais onde houver rebaixos.

************************************************
PREÇO:
http://www.lojasdepisos.com.br/novaloja/canais/produtos/subcategoria.asp?codCategoria=10&codSubCategoria=88

Lambri Cedrinho Cerne
R$ 40,99 (feixe) (corresponde a R$ 29,28 o metro quadrado)

Lambri Cedrinho Mesclado
R$ 37,29 (feixe) (corresponde a R$ 26,64 o metro quadrado)

Lambri Cedrinho Mesclado 150 X 10cm
R$ 55,94 ou 5x de 11,19 no cartão (feixe)
(corresponde a R$ 26,64 o metro quadrado)

Lambri Pinus
R$ 45,02 (feixe)  (corresponde a R$ 10,00 o metro quadrado).
*******************************  
http://www.chalesbrasil.com.br/forros-e-divisorias/forro-lambri/index.php
"O lambri de madeira natural é comercializado sem acabamento (cru) e fornecido em pacote fechado com determinado número de peças com encaixes macho-fêmea. Tem comprimento variado, largura e espessura fixas. Deve ser fixado em sarrafos ou direto no vigamento nivelado através de parafusos. Pode ser escurecido ou mudar seu acabamento através de tingidores ou vernizes."

******************************* 
E agora fotos do efeito que você pode conseguir nas suas paredes com a utilização de lambris (também pode conseguir os efeitos abaixo com gesso ou poliuretano):
http://noseumape.blogspot.com.br
http://assimeugosto.com/tag/lambri/

" (...) proposta da arquiteta Mary Sculpinari para esse lindo quartinho de bebê.
As paredes foram lindamente trabalhadas: um lambri alto, de poliuretano branco, ocupa 2/3 da altura. O restante foi revestido com um tecido ma-ra-vi-lho-so que imita madeira natural."
"O enxoval também é um ponto marcante do quartinho. A composição de branco+bege, a princípio neutra e básica, foi enriquecido com a sofisticação dos tecidos – como seda e linho – e por um lindo mix de estampas e texturas: poá, floral, até oncinha!
Fonte: revista Decora Baby."




Muita gente confunde um outro tipo de estilo com Lambri, o boiserie: são molduras em relevo, típicas das decorações francesas dos séculos XVII e XVIII. Antigamente eram feitas de madeira, mas hoje existem modelos de gesso ou poliuretano. Antigamente elas delimitavam cores diferentes ou papéis de parede, mas a forma mais atual de usá-las é pintando na mesma cor das paredes, deixando apenas o efeito dos relevos.
Projeto Tatiana Nunes.

Decoração bem clássica com molduras reforçando a simetria. Projeto e imagem: Studio Teston.

Projeto: Roberto Negrete. Imagem: site do profissional.

Projeto: Roberto Negrete. Imagem: site Casa.

Projeto: Zize Zink. Imagem: site da profissional.

 Projeto: Daniela Lopes e Cláudia Lopes. Imagens: Bol.

Projeto: Cláudia Couto. Imagem: site Casa.


Projeto: Viviane Saraiva. Image: Casa e Jardim.

A Boiserie enriquece o desenho do lambri nesse quarto romântico. Lindo! Imagem: It Design blog.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Como retirar tinta de portas de madeira

Em casa há portas antigas, mas muito boas e maciças, de madeira nobre. Uma raridade!
Estão com a pintura muito feia...
Faz tempo que pesquiso como retirar a tinta toda e lixá-las para depois pintá-las novamente.
O que normalmente o pessoal fala é para passar o PINTOFF (ou outro, como STRIPTIZI) e depois ir removendo a tinta com espátula ou caco de vidro. No nosso caso, são cerca de 20 portas e aparentemente todas com 3 camadas de tinta, de cores diferentes.
Contratamos um marceneiro que conseguiu remover a tinta de apenas metade de uma porta, com PINTOFF e lixa manual, em um dia de serviço. Imagine quanto isso vai ficar... dois dias de serviço por porta...
Daí resolvemos acelerar o trabalho e arranjamos uma lixadeira de cinta (da Makita ou Dewalt) - melhorou muito mas ainda assim o serviço é lento. E o PINTOFF é caro.

Daí nos indicaram deixar cada porta de molho numa "banheira" de soda cáustica. Mas achei isso tão perigoso e agressivo ao meio-ambiente... Resolvi não testar... Se alguém quiser, posso detalhar como faz o procedimento com a soda.
Dai hoje descobri o site http://restauromoleiro.blogspot.com.br/2012/03/como-retirar-tinta-velha-de-portas  - olha a maravilha: ele usa um produto que sai com pano!!!!! É o TIRA TINTA da Byo Cleanner.


NOTA POSTADA em 5 de dezembro: não encontrei o TIRA TINTA na minha cidade; contratamos outro profissional e ele está lixando e tirando a tinta das portas e caixas (batentes) com STRIPTIZI e está lixando com lixa de disco ("treme-treme"), lixa de cinta, lixas de papel para madeira, cacos de vidro e palha de aço. O profissional é muito bom, o serviço está ficando excelente - demora cerca de 3 dias em cada caixa e 4 a 5 por porta. Mas também a madeira está ficando tão lisinha que parece veludo. Verdade mesmo! 

Copio em seguida a postagem do Dom Moleiro na íntegra (http://restauromoleiro.blogspot.com.br/2012/03/como-retirar-tinta-velha-de-portas):

"Minha amiga Cacau solicitou informações para tirar tinta antiga de algumas portas do seu sítio, que estão desgastadas pelo tempo.
Aí vai:
Você tem dois caminhos basicamente. Ou raspa com lixa e raspador, ou passa um produto para retirar a tinta sem muita mão de obra .
No segundo caso, eu utilizo um produto no qual já falei no blog, o TIRA TINTA da empresa Byo Cleanner.
É um gel transparente que age profundamente na tinta velha soltando-a completamente da madeira. Tem a vantagem de ser ecológico e não irritar a pele, podendo ser usado sem utilização de luvas e óculos de segurança.
Basta aplicar o produto na porta sem retirá-la do local com um pincel, cobrindo toda a superfície. Se puder retirar a porta fica mais fácil de trabalhar .
Aguarde uns quinze ou vinte minutos até fazer bolhas na tinta e raspe com uma espátula .
Se não sair tudo, repita a operação.
Descobri esta semana uma outra maneira de utilizar o produto. Estava aplicando o TIRA TINTA num gabinete de máquina de costura muito deteriorado e percebi que com a espátula iria destruir completamente a madeira que além de antiga estava atacada por cupins e portanto extremamente frágil.
Ao invés de raspar, peguei um pano úmido e esfreguei sobre o produto aplicado.
Saiu quase tudo da primeira vez e o pano ficou emplastrado pela mistura do produto com a tinta velha. Lavei o pano e passei novamente conseguindo retirar totalmente a tinta, deixando o gabinete na madeira pura. Aí foi só passar um pano embebido em água raz para limpar bem e aplicar verniz.
O bom disso é que consegui limpar todo o gabinete em menos de três horas, e quando raspo ou lixo chego a levar até cinco horas. E não fiz sujeira na oficina o que facilita mais meu trabalho. O pano depois de lavado novamente voltará a ser utilizado em outro trabalho."


Observações importantes sobre o Tira Tinta: 225 ml custam R$15,00 e de 900ml custa R$45,00 (http://www.artcamargo.com.br/index.php?manufacturers_id=67&osCsid=)

http://criticadetintas.blogspot.com.br/2010/12/tira-tinta-em-gel-byo-cleaner.html - neste blog a autora critica  produtos do mercado, como ela mesma diz: "Criei esse blog para dar minha opinião sincera sobre os produtos disponíveis no mercado do faça você mesmo." Em seguida a opinião dela sobre o Tira Tinta:
"Foi Testado em: Madeira
Cheiro: Álcool em gel
Preço: R$15,00 o de 225ml (caro em comparação com outros removedores de tinta, porém é o único ecológico que existe no mercado)
A base de solventes ecológicos, Limpa com um pano úmido.
O que eu achei: Tirou a tinta toda na primeira demão (lembrando que isso depende do móvel ou objeto e de quantos anos a tinta está impregnada no móvel), utilizei espátula e bombril para retirar a película do removedor e saiu bem, embora a superfície esteja lisa eu sempre costumo dar uma lixada básica pra retirar qualquer resquício de tinta que tenha ficado.
Qualidade: Excepcional (Byo cleaner não me decepcionou até hoje).
Estrelas: 5"
Bem... o TIRA TINTA parece bom mesmo!

Neste também as dicas são excelente:
http://madeiraemforma.blogspot.com.br/2011/07/como-remover-tinta-da-madeira.html

Transcrevi tudo:

Recebi um e-mail de minha chará, Sandra, dizendo o seguinte:
" ´...fui inventar de pintar uma cama de solteiro com tinta PVA em dois tons para fazer uma pátina, imagine só, uma pessoa que não fez nenhum curso e de repente se aventura a fazer pintura decorativa, tudo bem que o móvel está bem estragadinho, mas é que ficou PIOR, então gostaria de saber como retirar a tinta PVA da madeira se é que existe algum jeito de arrumar a bagunça que fiz.´
Bem, Sandra, no curso de restauração que fiz, todo o trabalho era na lixa. Mas em seguida descobri o vidro e nunca mais abandonei. É reciclável e não tem custo, pois ganho cacos de vidraçarias. No começo fiquei com medo de me cortar, mas até agora nunca nem me arranhei. É rápido e não precisa lixar muito, pois a madeira se revela limpinha e lisa.
No começo, eu quebrava os cacos de vidro e usava as partes mais lisas:
01 - Coloque um pedaço de vidro dentro de um jornal;
02 - Dobre o jornal;
03 - Bata firme com um martelo sobre o vidro somente uma vez;
04 - Separe os cacos maiores e mais lisos, o restante embrulhe no jornal e coloque em local seguro até que possa ser descartado.
Porém , neste processo, perde-se muito vidro, é mais perigoso e os cacos podem ficar com dentes, riscando fundo a madeira.

Aí, resolvi investir em um cortador, que você pode comprar de R$1,99 ou até mais de R$100,00. O meu custou R$30,00 e é ótimo. Uso há anos, corto vidro de todas as espessuras e espelhos. O corte é preciso e não desperdiça material.
Abra a tampa de rosquear e pingue algumas gotas de querosene dentro. Não use este instrumento sem antes lubrificá-lo.

01 -Coloque o vidro sobre um pano macio ou pedaço de carpete. Posicione o cortador 90º em relação ao vidro;
02 - Aperte com força e puxe até o fim do vidro, parando somente quando o cortador cair sobre o pano.
01 - Erga o vidro com cuidado e faça pressão como se fosse dobrá-lo para cima.
02 - Pronto! Vidro cortado no formato que se deseja e pronto para o uso.
01 - Posicione o caco de vidro sobre a madeira e trabalhe sempre no sentido dos veios.
02 - Puxe o vidro em sua direção, sempre inclinando-o levemente para seu lado. Ao longo do trabalho, passe o dedo levemente sobre o caco para sentir se está liso, se tiver dentinhos, descarte.
01 - Aqui, madeira pintada e com restos de cimento. Você já limpa a peça sem precisar de outro recurso.
02 - Da mesma forma, siga a intuição e puxe o caco na direção dos veios da madeira.
Caso a tinta esteja muito difícil de ser retirada, use um removedor, que pode ser encontrado em pasta, líquido ou gel. Sempre prefiro em pasta, é mais econômico e seguro, pois "queima" a pele caso haja contato direto. Use luvas, avental e óculos de proteção.

Estes são alguns produtos vendidos no mercado. No momento, uso o Remotin, acho bom. Mas todos tem suas vantagens.
01 - Observe a textura do removedor, pegue com o pincel direto da lata;
02 - Espalhe uma boa camada sobre um pedaço da peça, não tente trabalhar em áreas maiores, pois o removedor seca e daí tem que aplicá-lo novamente;

03 - Neste caso, você pode usar um raspador de metal, uma faca lisa ou caco de vidro.
04 - Puxe o removedor com o raspador em uma direção só, daí limpe o raspador em um pedaço de jornal.
Mas tente sempre lixar ou usar caco de vidro antes de optar por removedores, que são agressivos à saúde e ao meio ambiente.

Mantenha esses produtos longe de crianças e animais, pois o contato é muito perigoso. Não deixe que caia no chão, pois pode pisar e levar o produto para outros ambientes.

Geralmente, tintas à base d'água saem mais facilmente e tintas à base de solventes químicos são mais aderentes, dando mais trabalho para remoção.
Expliquei como faço, mas cada um desenvolve sua técnica. É um trabalho rápido e gratificante. A madeira vai surgindo sob a tinta, revelando sua cor e liberando perfume, quem conhece algum tipo de madeira logo reconhece pelo cheiro. E, sob camadas de tinta, geralmente se tem madeira de qualidade.
Se algúem tentar seguir meus passos, me conte depois. Adoro novas técnicas."

Um dos comentários a esta postagem é justamente do Dom Moleiro:
Dom Moleiro31 de julho de 2011 17:48
Gostei do seu método. Mas prefiro usar lixa de várias gramaturas. Eventualmente uso raspador ou uma faca sem fio para raspar. Uso também lixadeira quando estou com pressa e percebo que a madeira pode suportar o trabalho com máquina. Já usei vidro e também nunca me cortei .É preciso saber usar as ferramentas pois você pode se machucar até com uma caneta BIC.

Bom, ele também usa lixadeira... Então eu e meu marido estamos no caminho certo.
Gostei de aprender sobre a TIRA TINTA da Byo Cleanner. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Reforma ou construção: como economizar dinheiro

Decida o que você quer entre os dois extremos: reformar ou construir seu imóvel em mais tempo porém sem abrir mão de certas regalias, ou viver de um modo BEM ECONÔMICO a fim de guardar tudo o que der. Há meios termos, porém eu escolho a segunda opção, pois vamos reformar a casa INTEIRA morando dentro dela. Primeiro passo: aceite que você vai cair de classe social em função de sua poupança.
VAMOS LÁ!!!! Coragem, minha filha!
http://www.educacaofinanceira.info/211/como-economizar-dinheiro/
http://vidaorganizada.com/1/15-dicas-para-economizar-dinheiro/
http://www.financasonline.org/2011/03/20-dicas-financeiras-como-economizar.html

1) Como guardar dinheiro ganhando pouco? A maioria das pessoas pode sempre economizar alguma coisa independentemente dos seus rendimentos. Mesmo que poupe pouco como 5 reais por mês, você vai aprender que não precisa de tanto dinheiro como pensa.

2) Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas. Não se dê ao luxo de gastar o que você não pode perder - mantenha seu objetivo firme. 

3) Pague-se primeiro - a POUPANÇA deve ser a prioridade número um. Faça o depósito na sua poupança assim que você receber o salário. Uma forma eficaz e fácil de começar a poupar é simplesmente depositar 10% de cada salário em uma conta poupança. Se você receber um cheque ou uma soma de dinheiro, digamos 458,44, mova o ponto decimal uma casa para a esquerda e deposite este valor: 45,84. Isso funciona bem e exige pouco raciocínio; ao passar dos anos, você tem uma boa soma na poupança. Em algumas décadas você será um milionário.
OBS.: Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
Outra dica: guarde moedas de R$1,00 e R$0,50 num cofre. Eu - do dulcinéias - faço isso já tem uns 5 anos.  Guardo o ano todo e uso o que junto no ano no final do ano ou para presentes, ou para viajar, para a ceia, etc.  

4) Tem hobby ou passatempo? Um hábito importante para poupar se você tem um hobby é praticar a regra: você deposita na sua poupança aquilo que você gasta em seu hobby ou passatempo
Por exemplo, se você comprar uma luva de goleiro por 34 reais, outros 34 vão para a sua poupança. Considera poupança como altamente importante para você? Então dobre esse dinheiro de equivalência. Esta regra de poupança vai fazer duas coisas: fazer você cconomizar dinheiro regularmente e rapidamente e mostrar o quanto você está gastando monetariamente em seu passatempo.

OBS.: tente usar um hobbie para ganhar dinheiro, por exemplo: se você gosta de tocar algum instrumento, dê algumas aulas nos finais de semana. Como exercício, pense em outras formas de renda através de um hobbie. Venda aquele pão maravilhoso que você sabe fazer. Foi assim que a Palmirinha chegou onde chegou.

5) Se você recebeu dinheiro inesperado ou não planejado, coloque tudo ou grande parte dele em sua poupança, mas continue a guardar o seu dinheiro que entra regularmente também. Você vai alcançar seus objetivos de poupança mais cedo.

6) Se você não pode cancelar todos os seus cartões de crédito congele-os. Falo a sério! Coloque-os em um recipiente, encha-o com água e deixe no congelador. Dessa forma, se você sentir vontade para usar o cartão de crédito, você tem que esperar o gelo derreter e durante esse tempo você pode vir a cair na real e perceber que você não precisa realmente comprar o que você queria comprar.

7) Feche contas bancárias desnecessárias (você paga tarifas sobre elas). Melhor ainda se as transformar em poupança apenas.

8) Reduza o uso ou cancele por um tempo canais por assinatura, celulares e telefones extras, cabeleireiro, manicure, etc... Aprenda a pintar ou retocar cabelo em casa, e procure fazer a sua unha de vez em quando. Faça também "escovas" e hidratações em casa. Do Dulcinéias: isso eu tenho feito: apanho ainda com as unhas, mas vou melhorar; já a minha hidratação fica melhor que no salão. E como reduzi bastante as escovas de salão, meu cabelo melhorou MUUUITO - mas é muito mesmo, pois faço escovas em casa com temperatura suave. Meu cabelo original é castanho escuro quase preto e atualmente sou loira 8.1 com reflexos mais claros - dá para imaginar o estrago.

9) Se você recebe a mesma quantia regularmente, fica mais fácil de orçamentar seu dinheiro ao longo do tempo. Se você tem renda variável, fica mais difícil antecipar suas despesas porque você não vai saber quando será a próxima vez que você vai receber. Neste caso faça uma lista de categorias em ordem de importância em seu orçamento e preencha os itens na ordem de prioridade. Sempre aja de maneira conservadora; assuma que vai levar tempo para o dinheiro entrar novamente.

10) Faça um orçamento. Uma vez que você tenha conseguido equilibrar seus ganhos com suas metas de poupança e gastos, faça um orçamento para que você saiba a cada mês quanto você pode gastar em qualquer categoria. Isto é especialmente importante para despesas que variam muito ou que são difíceis de serem controladas (exemplo: vou gastar apenas 50 por mês em entretenimento). Divida o seu salário: por exemplo, 10% do seu salário devemos ser reservados para poupar, 30% para custos com a casa, 30% para escola e os 30% restantes para lazer. Este é apenas um modelo que pode ser alterado de acordo com cada realidade. Se ao final do mês, determinada reserva acabar, deve-se planejar de forma diferente para o mês seguinte, de preferência podando despesas para que o orçamento de adapte a realidade da familia.


11) Registre todas as despesas: não basta tentar cortar e controlar as despesas, mas também registrá-las de forma minuciosa. Você gastou dois reais com um café, marque na sua planilha e saiba quanto você gastou efetivamente com café ao final do mês. Descobrirá que coisas pequenas que você sempre pensou não fazerem diferença, acumuladas podem ajudar ou complicar o seu orçamento doméstico.


12) Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.

13) Use afirmações para se auto conscientizar. Repita essa afirmação para si mesmo: “Dívida não é opção de vida”.

14) Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.
Concorde em não comprar nada, nem mesmo recipientes para ajudá-lo(a) a se organizar. No momento você não tem certeza do que possui e como vai armazenar tudo. Comprar mais só aumentará a quantidade de tralha que precisa separar. Economize seu dinheiro. Pode ser também que o que você acha útil hoje se torne inútil amanhã, e terá gasto seu dinheiro a toa. Guarde.


15) Depois de uma longa semana de trabalho, você pode estar tentado a algum luxo falando a si mesmo “eu mereço isso”. Mas as coisas que você compra são trocas de seu dinheiro por produtos. Diga a você mesmo: “É claro que eu mereço isso, mas eu posso me dar ao luxo de ter isso?  Eu MEREÇO atingir o meu objetivo de poupar!

16) Recompense-se dizendo por exemplo: "vou economizar abrindo mão desta compra; com esta economia consigo comprar tantos metros de piso".

17) Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.

18) Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem sem vez de ter vontade de comprar coisas novas. 
Venda suas roupas em brechós. 
Em vez de comprar roupas novas, mande tingir (ou tinja em casa) as manchadas ou reforme o que for preciso. 
Observação Dulcinéias: troque o estofado de seu sofá em vez de comprar um novo. Fica muito mais em conta e mais bonito, pois você ganha um sofá personalizado. Lave seu jeans na máquina mas apenas com água - sem NADA de sabão - ele desbota muito menos ficando mais novo por mais tempo. Quando seu jeans estiver muito desbotado, tinja-o. Fica como novo. 

19) Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular. Eu uso o Minhas despesas, mas existem vários (Minhas despesas: http://itunes.apple.com/br/app/minhas-despesas/id358228999?mt=8).

20) Leve comida de casa para o trabalho. 
Observação Dulcinéias: eu e meu marido estamos fazendo isso, a economia chega a 300%, fora que a gente se alimenta com mais qualidade. No início dá trabalho se organizar, mas em meses você vira expert: comprei várias revistinhas de R$1,00 e R$2,00 com receitas e aprendi a variar o cardápio. OBS.: se possível, compre legumes e frutas nas feiras - sai mais barato.

21) Compre papel higiênico, toalha de papel, papel alumínio, detergentes, etc., em fardos - fica bem mais barato. Mas tem que ter espaço na sua casa para armazená-los.
Observação Dulcinéias - produtos de limpeza básicos são água sanitária e álcool. Reduza o resto.

22) Procure resolver mais coisas em casa sozinha(o) do que contratando o serviço. De instalar chuveiro novo a pintar a casa.

23) Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder te emprestar.
Empreste até vestido de festa - para quê comprar um vestido de festa se você quase nunca vai usá-lo?

24) Desfrute dos prazeres simples da vida. Durante a Grande Depressão, as pessoas se divertiam sem ter que gastar dinheiro. Adolescentes tinham concursos de dança, todo mundo jogava Banco Imobiliário, montavam quebra-cabeças, liam livros e ouviam rádio. Se reuniam para discutir filosofia ou rezar; jogar poker ou fazer tricô, tocar instrumentos e dançar.
Naquela época era necessário um pouco de imaginação e criatividade, mas eles tinham um monte de diversão sem ter que ir ao shopping center. E você pode também. Muitas das amizades e alianças entre pessoas formadas durante a Grande Depressão com base em tais atividades duraram décadas e décadas. Se nada disso te agradou, temos a internet: o mundo a seus pés (ou melhor, a suas mãos!).

25) Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc, especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça. Faça uma receita nova e chame sua vizinha para provar e verem novela juntas. Passeie em parques com seus cachorros ou seus filhos. Se morar em praia, melhor ainda: os belíssimos passeios são de graça!

26) Se você tiver gente que gasta muito dinheiro em seu círculo de amigos, arranje desculpas para explicar por que você não pode sair com eles toda vez.

27) Ande de ônibus ou metrô o quanto for possível em vez de utilizar carro próprio ou táxi. Economize também com o estacionamento.

28) Pesquise preços, pechinche, compre de preferência à vista (você economiza até 20% fazendo isso).

29) Viva num padrão de vida inferior: se você tem um padrão de classe B, viva com o “conforto” de uma classe C, habitue-se a sempre ter um padrão de vida abaixo do que é a sua realidade atual.
Sempre sobrestime suas despesas e subestime sua renda.

30) Se você já tem experiência com malhação (e conhece o jeito certo de fazer os exercícios), faça "academia"  em casa. Dulcinéias: eu e meu marido compramos vídeos e malhamos 3 ou 4 vezes por semana. Nós gostamos, então fica fácil manter a disciplina. Compre a modalidade que te agrada e os pesos e caneleiras adequados. Além da mensalidade, você ainda economiza tempo.

NOTA: Não tente cortar custos ligados à saúde a menos que você esteja realmente em dificuldades financeiras (como estar morando debaixo da ponte ou ter filhos passando fome). Ir ao médico pode custar dinheiro mas deixar de fazê-lo irá lhe custar mais ainda na frente quando este problema de saúde piorar devido à negligência.
Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.

Economias com seu carro:
  • Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como estas causam o desgaste prematuro do veículo;
  • Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;
  • Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;
  • Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;
  • Leve o carro à revisão para verificar filtros de ar e de combustível. Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível;
  • Evite carregar mais peso do que a capacidade do carro;
  • Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;
  • Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;
  • Pé no breque. Testes feitos com veículos mostram que velocidades moderadas são mais econômicas;
  • Use uma planilha para anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida;
  • Abasteça no mesmo posto e peça que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado;
  • Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;
  • Não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio;
  • Não espere o tanque ficar na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores;
  • Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha a direção alinhada

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bolas decorativas em barbante

Tirei do site http://www.elasdecoram.com.br/2011/09/bolas-decorativas-2/
"Esta é uma ótima ideia (achei no Casar e Decorar) para quem quer dar um toque especial na decoração de uma festa, inclusive de um casamento, porque não? São bolas decorativas, feitas com barbante e cola. O resultado é surpreendente.
Materiais: balões – tesoura – barbante – linha de nylon para pendurar – 120 ml de cola branca – 1/2 xícara de amido de milho – 1/4 xícara de água quente – vaselina – tinta spray – recipiente e colher para misturar
Como fazer: encha os balões e use um varal para pendurar as bolas para secar. Misture a água, a cola e o amido e, depois de homogênea, espalhe a mistura por todo o balão. Enrole o barbante em todas as direções  e esconda as pontas embaixo do próprio fio. Deixe secar por 24 horas, estoure os balões e retire o excesso de cola entre os fios. Com a tinta spray – da cor desejada – pinte a bola."