segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lambris como revestimento de parede

SE VOCÊ QUISER APENAS VER AS FOTOS de decoração com lambris, VÁ PARA O FINAL DA POSTAGEM.
 
Se você preferir ir direto ao PAP de como instalar os lambris, abra os sites:
http://www.fazerfacil.com.br/Pintura/revestimento_lambri.htm
http://decoracaoeconomica.blogspot.com.br/2012/06/lambri-pap.html
http://www.cottage.com.br/forno_construcao.asp
http://www.mundoagua.com.br/revestimento-madeira-sauna-seca.html
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/45/artigo132106-1.asp

Se quiser saber preços de lambris:
http://www.lojasdepisos.com.br/novaloja/canais/produtos/subcategoria.asp?codCategoria=10&codSubCategoria=88
___________________________________________________________________________
E agora começo a minha postagem:
Eu e meu marido temos problema com nossa sala de almoço: ela é muito fria (não bate sol ali) e tem muita umidade.
O piso é de mármore, o que esfria mais ainda o local, mas não vamos trocá-lo, pois é um piso muito bonito, com desenhos inclusive.
O jeito padrão de resolver a umidade é tirar o embolso (o reboco) das paredes até cerca de 1m de altura, deixar aparecendo o tijolo das paredes. Passar Sika Top diretamente nos tijolos, três demãos - uma de cima para baixo, outra na horizontal (da direita para a esquerda e vice-versa), e outra demão na transversal. Tem o tempo certo de secagem entre uma demão e outra. Depois de tudo seco, rebocar novamente.
Mas esse procedimento não resolve de vez o problema quando a umidade vem do chão, do terreno (é o caso de nossa casa). Melhora por um tempo mas depois tem que pintar de novo.
O que resolve de forma definiva é colocar revestimento (azulejo). Mas neste caso o ambiente, que já é frio, ficaria mais frio ainda.
Até que meu marido deu a melhor idéia do mundo: colocar madeira (lambris) nas paredes.
Lambri: placas de madeira ou pvc que se encaixam num sistema de macho e fêmea.
Antes vamos fazer o procedimento com o Sika Top, vamos trocar o reboco e tudo o mais. Mas depois vamos colocar o lambri, ainda não sabemos até que altura da parede iremos fazer isso - talvez até o teto.
Mas qual madeira usar?
Meu marido deu a idéia de usar madeira de sauna seca.
De acordo com:
http://www.cottage.com.br/forno_construcao.asp
http://www.mundoagua.com.br/revestimento-madeira-sauna-seca.html
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/45/artigo132106-1.asp
as melhores madeira (para sauna seca) são:  melhor madeira é Pinho Finlandês, mas se pode usar o Pinho chileno, Cedro, Mogno ou Cedrinho (Vermelho) de boa qualidade.
Como instalar o lambri: 
http://www.cottage.com.br/forno_construcao.asp
Como construir o cômodo de Sauna Seca

Lá no site tem todos os detalhes, eu só transcrevo aqui a parte do revestimento:


Faça um reboco comum nas paredes e teto e um rodapé de 10 cm de altura e espessura pouco maior que a espessura da forração de madeira, para que esta não toque no chão. Assim você poderá lavar o piso sem molhar a forração de madeira. Sobre o reboco , pregue sarrafos (2,5 x 5 cm) a cada 35-40 cm de distância um do outro, na horizontal, preenchendo os intervalos com lã de vidro (2,5 cm de espessura) ou isopor. Faça agora o revestimento com madeira, usando lambris (10mm de espessura, no mínimo). A melhor madeira é Pinho Finlandês, mas se pode usar o Pinho chileno, Cedro, Mogno ou Cedrinho (Vermelho) de boa qualidade. A madeira deve ser macia e deve estar seca. Fixe os lambris com prego de aço sem cabeça. Para não aparecer os pregos, uma boa prática é bater os pregos no macho dos lambris, de fora para dentro, em diagonal e rebatido levemente para que penetre um pouco mais na madeira, assim, quando encaixar a fêmea dos lambris, o prego ficará escondido e dará acabamento perfeito.
Importante: para sauna seca a lenha não use isopor, recomendamos o uso de lã de vidro.
http://www.mundoagua.com.br/revestimento-madeira-sauna-seca.html
Dicas para o Revestimento de Madeira
Após rebocar as paredes e teto com reboco comum, fixe sarrafos de 3x5cm na horizontal eqüidistante a cada 35cm. Use parafusos e bucha para fixação. Preencha os vãos com lã de vidro com espessura de 2,5cm. Faço o mesmo revestimento no teto rebaixado. Ou se necessário, faça com um forro e isole-o também.

Utilize madeira seca. Recomendamos lambris de 10 mm de espessura. O pino finlandês (importado) é a melhor opção, mas é mais difícil de encontrar e mais caro. Não desanime, você poderá utilizar também o pino chileno, cedro, mogno ou cedrinho de boa qualidade.
Pra aqueles que conhecem de madeira, ai vão às dicas. Dê preferência para madeiras relativamente macias, de fácil respiração e que possuem veios claros de largura não muito diferente dos veios escuros. Os lambris devem ser fixados com pregos não oxidantes e sem cabeça. Bata os pregos no macho dos lambris, de fora para dentro, em diagonal. Rebata os pregos levemente para que penetrem um pouco mais na madeira e assim quando encaixar a fêmea, o prego ficará escondido oferecendo um acabamento perfeito.
Faça rodapé em todo o recinto com 10 cm de altura por 5cm de largura. Isso evitará que o revestimento chegue no chão e vai facilitar que você lave a cabine sem molhá-lo. Opte por um piso simples. Cimentado ou cerâmico. Embora se você preferir pode cobrir o piso com um estrado de madeira, sempre batendo os pregos por baixo da estrutura para que não apareçam.

http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/45/artigo132106-1.asp
Os arquitetos e especialistas do setor de lazer são unânimes em afirmar que, para saunas secas, o melhor revestimento de pisos, paredes e até mesmo forro do teto é a madeira. Porém, é preciso cuidado ao escolher a matéria-prima ideal.

As preferidas
A espécie que está em primeiro lugar na lista das eleitas para as saunas é o cedrinho (ou cedrilho), que ganhou mais espaço depois que o mogno e outras madeiras tiveram suas vendas rigorosamente controladas ou proibidas entre o final dos anos de 1990 e início de 2000.
A madeira não pode ser muito dura, pois aquece muito. "Recomenda-se que seja relativamente macia e porosa, o que confere um melhor acabamento, como é o caso do cedrilho (Erisma uncinatum)", explica Saly Takeshita, assessora técnica da Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM). Além disso, esta espécie é fácil de aplainar, serrar e lixar, mesmo apresentando superfície de acabamento felpuda, conforme dados da publicação Madeira, editada pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). O cedrilho apresenta, na maioria das vezes, um tom rosa ou avermelhado, mas existem opções mais claras (cedrilho de creme), quando a madeira está mais nova.
Dentre as recomendadas pelos arquitetos estão também cumaru, cedro e angelim.

Tratamento certo
A madeira escolhida deve passar por um processo de secagem ao ar livre, em estufa, secadores solares ou a vácuo. "O processo correto é apenas a secagem da madeira até a umidade de equilíbrio, o que aumenta a durabilidade natural e evita ataque de agentes xilófagos (insetos que se alimentam de madeira)", explica Saly. Não são recomendados tratamentos com produtos químicos, pois há o risco de algumas toxinas serem exaladas com o aquecimento da madeira na sauna.

Manutenção
"A única forma possível é a limpeza simples com água que deve ser feita periodicamente", explica Roberto Ferreira, gerente comercial da Parquet União, que comercializa madeiras para fabricantes de saunas. Ele afirma que a validade do cedrilho é de aproximadamente cinco anos. "Em relação ao ipê, por exemplo, o cedrilho tem durabilidade menor, mas é uma alternativa sustentável", completa.

Para garantir que o revestimento seja durável, a madeira não pode ser verde, pois há o risco de inchar com o aquecimento.
************************************************
PAP DE COMO INSTALAR O LAMBRI SOZINHO E AINDA PINTÁ-LOS:
(Parabéns, Liz!! Ficou muito bom!)
http://decoracaoeconomica.blogspot.com.br/2012/06/lambri-pap.html
"Sempre adorei casas com lambri, por isso, decidi fazer eu mesma na minha sala/cozinha. Não fotografei o passo a passo, mas vou contar como fiz.

1. Medi toda a área que teria lambri (altura x largura da parede). A ideia era fazer um lambri com 1,30m de altura.
2. Comprei a madeira necessária, fardos com dez pranchas de 3 m (é aquela madeira usada para forro). 
3. Lixei todas as peças. 
4. Para facilitar resolvi cortar (no serrote mesmo...rs.) as pranchas ao meio e fazer o lambri com 1,50m de altura.
5. Pranchas cortadas, comecei a montagem (só encaixar as pranchas umas nas outras). Todas as instruções que li na net diziam que era necessário fazer na parede uma moldura com ripas para pregar as pranchas, mas preguei direto na alvenaria (usar pregos galvanizados). Até agora não tive problemas, ficou perfeito!
6. As paredes já tinham rodapé de alvenaria, por isso preguei as pranchas acima dele.
7. Tive que fazer alguns recortes para as tomadas, interruptores de luz e janela, assim como, para acertar os cantos (essa parte dos cantos foi mais trabalhosa, pois precisei serrar as pranchas no comprimento). 
8.  Depois de pregar todas as pranchas, preguei na parte de cima meia-cana (pinus também), para dar acabamento e apoiar quadrinhos. Também lixei cada peça.
9. Para cobrir o rodapé de alvenaria/lajota usei a mesma madeira do lambri, que preguei nas pranchas do mesmo, pois não tinha como pregar na alvenaria/lajota.
10. Tudo pregado, fiz a pintura. Como o pinus tem muitos nós, a tinta não cobria, então fiz um acabamento com massa corrida para cobrí-los (passei a massa e depois lixei). Mesmo assim tive que dar três demãos. Usei tinta óleo, pois protege mais e facilita a limpeza."
 


Como revestir paredes com lambri


O revestimento com tábuas macho e fêmea (lambri) pode ser aplicado a qualquer tipo de parede. As tábuas, quando colocadas verticalmente, dão a sensação de maior altura ao cômodo; se, porém, forem aplicadas horizontalmente, o c ômodo parecerá mais largo.
Aparafuse ou pregue na parede ré-guas de madeira (travessas) de 5 cm x X 2,5 cm, de modo que estas fiquem na direção transversal à das tábuas. Estas travessas servirão de base para a fixação das tábuas.
Se o reboco estiver em boas condições e não for muito espesso, fixe as travessas com pregos próprios para alvenaria. Assegure-se de que as travessas ficam bem fixas à parede. Se o reboco for muito espesso ou estiver caindo, fixe as travessas com buchas e parafusos. Este processo dever á também ser usado quando a alvenaria for de concreto.
Deixe um intervalo de cerca de 40 cm entre cada travessa, pelo menos até a altura dos ombros. Acima deste nível é conveniente um intervalo de cerca do dobro.
Retire os alizares das portas e janelas e substitua-os por travessas. Remova o rodapé e fixe algumas travessas verticais; se as paredes forem úmidas, aplique um isolante de madeiras à travessas e intercale entre estas e a parede uma tira de plástico.
As superfícies frontais das travessas devem estar rigorosamente planas. Caso contrário, intercale tiras de compensado ou de aglomerado de madeira nos locais onde houver rebaixos.

************************************************
PREÇO:
http://www.lojasdepisos.com.br/novaloja/canais/produtos/subcategoria.asp?codCategoria=10&codSubCategoria=88

Lambri Cedrinho Cerne
R$ 40,99 (feixe) (corresponde a R$ 29,28 o metro quadrado)

Lambri Cedrinho Mesclado
R$ 37,29 (feixe) (corresponde a R$ 26,64 o metro quadrado)

Lambri Cedrinho Mesclado 150 X 10cm
R$ 55,94 ou 5x de 11,19 no cartão (feixe)
(corresponde a R$ 26,64 o metro quadrado)

Lambri Pinus
R$ 45,02 (feixe)  (corresponde a R$ 10,00 o metro quadrado).
*******************************  
http://www.chalesbrasil.com.br/forros-e-divisorias/forro-lambri/index.php
"O lambri de madeira natural é comercializado sem acabamento (cru) e fornecido em pacote fechado com determinado número de peças com encaixes macho-fêmea. Tem comprimento variado, largura e espessura fixas. Deve ser fixado em sarrafos ou direto no vigamento nivelado através de parafusos. Pode ser escurecido ou mudar seu acabamento através de tingidores ou vernizes."

******************************* 
E agora fotos do efeito que você pode conseguir nas suas paredes com a utilização de lambris (também pode conseguir os efeitos abaixo com gesso ou poliuretano):
http://noseumape.blogspot.com.br
http://assimeugosto.com/tag/lambri/

" (...) proposta da arquiteta Mary Sculpinari para esse lindo quartinho de bebê.
As paredes foram lindamente trabalhadas: um lambri alto, de poliuretano branco, ocupa 2/3 da altura. O restante foi revestido com um tecido ma-ra-vi-lho-so que imita madeira natural."
"O enxoval também é um ponto marcante do quartinho. A composição de branco+bege, a princípio neutra e básica, foi enriquecido com a sofisticação dos tecidos – como seda e linho – e por um lindo mix de estampas e texturas: poá, floral, até oncinha!
Fonte: revista Decora Baby."




Muita gente confunde um outro tipo de estilo com Lambri, o boiserie: são molduras em relevo, típicas das decorações francesas dos séculos XVII e XVIII. Antigamente eram feitas de madeira, mas hoje existem modelos de gesso ou poliuretano. Antigamente elas delimitavam cores diferentes ou papéis de parede, mas a forma mais atual de usá-las é pintando na mesma cor das paredes, deixando apenas o efeito dos relevos.
Projeto Tatiana Nunes.

Decoração bem clássica com molduras reforçando a simetria. Projeto e imagem: Studio Teston.

Projeto: Roberto Negrete. Imagem: site do profissional.

Projeto: Roberto Negrete. Imagem: site Casa.

Projeto: Zize Zink. Imagem: site da profissional.

 Projeto: Daniela Lopes e Cláudia Lopes. Imagens: Bol.

Projeto: Cláudia Couto. Imagem: site Casa.


Projeto: Viviane Saraiva. Image: Casa e Jardim.

A Boiserie enriquece o desenho do lambri nesse quarto romântico. Lindo! Imagem: It Design blog.

2 comentários:

  1. Olá!

    Fiquei muito feliz em ver a citação do meu blog aqui.
    Adorei conhecer o seu espaço!
    Grata pelo elogio!
    Um abraço,
    Liz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liz! Puxa, que legal que comentou aqui!!! Que bom que gostou da citação. Olha, fiquei impressionada com sua habilidade, com as coisas que você faz. Sua habilidade (e coragem) para fazer a parede com lambris superou tudo! Li muita coisa no seu blog, muito bom, você tem um talento incrível - fica aqui mais propaganda para o seu blog!! Beijos!! Muita luz e bênçãos a você e seus queridos.

      Excluir