segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como ser um bom funcionário

COMO SER UM EXCELENTE FUNCIONÁRIO E VENCER NA CARREIRA - dicas infalíveis do blog Dulcineias e Madalenas:

1) Respeite horários. Nunca fique doente (então cuide de sua saúde). A empresa tem que produzir. Se você não tiver família ou vida pessoal, melhor para a empresa!!! Se seu chefe infartar: "nossa, coitado!! trabalhava demais". Se você infartar, você é um insolente: "era tão descuidado com a saúde, mal almoçava, comia lanche e fast food em frente ao computador". 

2) Jamais leve problemas pessoais para o trabalho. Principalmente para seu chefe. JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS. Você não tem problemas. Mas ouça os dele com atenção, caso ele desabafe com você. Lembre-se: ele tem problemas, você não. De você ele só quer solução, nunca problemas. Sacou?

3) O que seu chefe quer de você? 
- Seu chefe quer que você resolva tudo o mais rápido possível (pediu agora, num segundo você já fez), e que você seja o mais silencioso possível. Isso significa não falar ao telefone, não discutir uma ordem, não dar desculpas de por que não fez aquilo pra ontem, não perguntar como faz (vire-se, você é pago pra isso), não contestar, se possível não se expressar, escreva emails curtos ou melhor: nem escreva. Não incomode o chefe. Sente lá e trabalhe. Igual a um robô. Não consegue? Ouça música com fone de ouvido, use massageador nos pés, tome café, drogue-se, sei lá, mas trabalhe criatura. 
- Ele também quer de você:  que você seja o mais criativo possível, o mais habilidoso possível, e que entenda de tudo: power point, autocad, que fale inglês, que faça cursos de atualização (de preferência fora dos horários de trabalho), outra faculdade, mestrado, doutorado, MBA... enfim, tudo para se manter sempre na crista da onda e na máxima presteza. 

4) O chefe só quer ouvir sua voz, ou seja, você só deve falar, no dia de uma conferência ou apresentação dos resultados. Aí sim você tem autorização, permissão, e sua voz é recebida com muita satisfação pelo seu chefe, principalmente se você falar com entusiasmo, segurança e eficiência. E se sua apresentação estiver muito bem feita!

5) Obedeça, obedeça, obedeça. Se não concordar com algo que seu chefe falou porque você tem um jeito melhor de ver as coisas... olha cara... não sei como você vai fazer para falar isso pra ele, porque chefe não gosta que seus subordinados pensem melhor que ele. Uma estratégia é você conduzi-lo a concluir que sua ideia é boa, mas ele não pode perceber que a ideia foi sua, tem que parecer que foi ele quem teve a ideia.

Como ser assim? Não sei, ainda estou tentando. Mas toda gente que conheci e agiu exatamente assim,  essa gente se deu 100% melhor que os demais. Não teve ponto fora da curva, foi 100%. 
Claro que também tem gente que agiu diferente disso aí que coloquei e se deu bem, mas não é regra. Pode dar certo com alguns chefes mas com outros não. 
Faça o que escrevi e você vai decolar!!! SUCESSO pequenos e esmagáveis gafanhotos! Já dizia Jair Rodrigues: Ôôôôôôôô vida de gado. 



Beijos a todos e a todas nós funcionários!!!! 


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Vou tentar escrever agora um dos textos mais sérios de minha vida: falando a relação entre subordinado e chefe, e entre orientador-orientando.

O objetivo era falar da relação entre subordinado e chefe, mas não encontrei muita coisa profunda, só aquilo de sempre - e que estamos fartos de saber, mas que não resolve nossas angústias.

Relacionamentos humanos são complicados, mas no caso de trabalho acho até pior, porque não existe afeto ou preocupação pelas pessoas. É algo muito frio. A gente passa a maior parte do dia no trabalho dentro de um ambiente frio. 


Aprendi coisas belíssimas ao escrever esta postagem.

Infelizmente, aprendi mais sobre como ser um bom chefe, um bom líder, um bom orientador, do que ser uma boa funcionária.

As coisas que li aqui sobre líderes são coisas que sempre pensei. Fiquei imensamente feliz em saber que estou pensando certo sobre o que é ser um bom líder! Mas eu sou funcionária, e eu queria saber como lidar com meus chefes. Um dos meus chefes nem sequer permite questionamentos.

Coloque no Google "orientador que não orienta", ou "tenho ódio do meu orientador" - você vai achar textos ótimos.

Achei bem legal e simples o que li aqui http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador e aqui http://cienciapratica.wordpress.com/2012/10/17/relacao-orientador-aluno/.


()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()


Do Ciência Prática, escrito por Emiko Okuno, Professora Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1960) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1971).

"Para um final feliz, há que haver entre o orientador e orientando uma empatia, uma comunhão de ideias com relação à vida acadêmica, um respeito mútuo, uma colaboração de ambas as partes, uma concepção de ética e honestidade e um compromisso. Se uma dessas questões falhar, a relação pode se deteriorar e acabar em um mal-entendido entre ambos ou na pior das hipóteses, em rompimento. (...)

A orientação não é simples, pois cada estudante é diferente do outro: uns odeiam ser cobrados, outros até gostam disso, uns têm mais facilidade e são mais organizados do que outros em tudo, até em redigir; a taxa de produção de um pode ser maior do que do outro, uns têm receio do orientador. Na ocasião de escrever um relatório alguns têm até material para o relatório da próxima etapa, enquanto outros não têm quase nada, pois se dedicaram totalmente às disciplinas. Assim, o orientador tem que também se adaptar ao orientando, captando sutilezas, motivando e cativando, mas chamando a atenção quando necessário. Sinto que todos necessitam de afeição, receber elogios e jogar conversas fora na hora do café. Aqueles que não conseguem largar livros ou o trabalho de pesquisa necessitam de aconselhamento para praticar esporte, ver espetáculos, ler outro tipo de livro ou mesmo dormir. Outros não conseguem se concentrar num assunto e se interessam por tudo e são muito dispersivos. No fundo, o orientador é mais um facilitador do que qualquer outra coisa, pois quem tem que se dedicar e trabalhar é o estudante."

O texto é de Emiko Okuno, Professora Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1960) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1971).

Para mim ela resumiu o mais importante (está em rosa no texto): ela usa a sensibilidade humana em suas relações com os subordinados. Ela "capta sutilezas" de cada um, e tenta entender as fraquezas e os pontos fortes. Os pontos fortes devem ser evidenciados, e as fraquezas superadas.


()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()


Também está legal e objetivo aqui:
http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador
O texto abaixo é do Prof. ADRIAN SGARBI, da PUC, direito.
"Já sei. Você gostaria que o seu orientador fosse como Mr. Miyagi, mas em sua opinião ele está mais para Darth Vader. Pelo visto, você não está sozinho. Na última vez em que busquei no Google Brasil pela frase "Eu odeio o meu orientador", encontrei quase 10.000 entradas. Isso faz alguns dias, mas não creio que essa realidade tenha melhorado. (...)
Talvez seja ingenuidade. Mas em minha opinião, saber o que é razoável esperar de um orientador e o que não é pode ajudar a melhorar o cenário. E quem sabe? É possível que de 10.000 o número chegue algum dia ao redor de 7.000 casos de puro ódio. Um começo, não?

O QUE ESPERAR

Em termos gerais, você tem razão ao querer que o seu orientador:
O auxilie na delimitação do tema com conselhos e técnicas de pesquisa;
Converse sobre referências bibliográficas importantes;
Encontre-o para tratar dos avanços da tese;2
Que ele seja tão pontual quanto você nos encontros;3
Que ele maneje encontros com o mínimo de interrupções externas;4
Opine de forma franca sobre a qualidade de seu trabalho e informe como melhorá-lo;
Mantenha respeito recíproco no tratamento;
Que ele seja exigente quanto à qualidade de seu trabalho;
Estabeleça objetivos e prazos;
Que ele explique o ritual de defesa no seu devido tempo;
Que ele não esculhambe você no dia de sua defesa.5
O QUE NÃO ESPERAR

Agora vamos ao que não esperar. Todos os itens abaixo, de um modo ou de outro, apareceram como queixas nos blogs cujo tema é "odeio o meu orientador". Sinceramente, acho que você tem grandes chances de se decepcionar se você deseja que o seu orientador:
Seja o seu terapeuta;6
Seja seu amigo;
Responda a todas as suas perguntas;7
Resolva os seus problemas com algum professor;
Tenha a responsabilidade de lembrar a você os prazos que você deve cumprir;8
Trabalhe sábado, domingo, feriados ou nas férias na sua tese;
Considere uma emergência sua como se fosse uma emergência dele;9
Fique satisfeito ao receber seus rascunhos ao invés de textos coerentes;
Fique satisfeito ao notar que você não segue suas instruções de pesquisa;
Espere por você para os encontros de discussão de tese;
Seja o revisor do seu texto.10


ALGUNS EXTRAS

Antes de terminar, gostaria de dizer uma ou outra coisa sobre algumas situações bastante comuns que podem, ao final, também causar problemas. Considere-as como "extras".

Meu orientador orientou pouco em sua vida. Veja por esse lado. Isso não é necessariamente um problema. Conheço professores em início de carreira que tiveram um resultado muito bom nas primeiras orientações. Além disso, sempre é possível considerar co-orientações.

Meu orientador não é uma estrela; ele é uma galáxia. Caso o seu orientador seja tão cheio de si que considere que dedicar algum tempo para ler a sua tese é um desperdício para ele, você está encrencado. Neste caso, sugiro uma co-orientação com urgência, caso você não esteja disposto a mudar de orientador por alguma razão.

Meu orientador é famoso. É errado pensar que a fama do seu orientador passará a você. O que você quer? Osmose? O trabalho de escrever e de pesquisar continua sendo seu. Busque apenas manter um bom ritmo de encontros e discussão sobre o seu trabalho. Isso é crucial.

Meu orientador tem zilhões de orientandos. Isso merece uma bandeira vermelha. É ruim para a instituição e também para você. Um orientador com muitos orientandos é um orientador sem tempo. Fuja desses casos.

Eu nunca fiz uma pesquisa antes. Sempre há um começo. Isso valeu para o orientador inexperiente e vale para o pesquisador inexperiente também. Nesse caso, procure um modelo de profissional que você admira, leia os seus estudos e seja sincero com o seu orientador a respeito de suas dificuldades. Lembre-se de que se você já tivesse todas as qualidades prontas de um pesquisador, pouco sentido faria ingressar em um mestrado ou em um doutorado para aprendê-las.




()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()


E agora, frases de um consagrado líder, estudado até internacionalmente, em razão do número absurdo de vitórias e sucessos que ele consegue: BERNARDINHO do VÔLEI:

Tirei daqui: http://musclemassablog.site.br.com/?p=256

Meu chefe deveria conhecer estas 4 primeiras lições. Aliás, gosto muito do meu chefe. E nem isso ele percebe. Parece um robô sem sentimentos e emoções.

1) "Deve-se exigir mais de quem tem mais a dar. É fundamental conhecer pessoas para motivá-las."

2) "É importante criar dificuldades para os que têm talento. As facilidades os limitam."

3) "A disposição de uma equipe e o entendimento e a colaboração entre os jogadores na quadra podem ser mais decisivos que o brilho individual."

4) "A confiança é a base de qualquer relação. E é sobre esse pilar que devemos construir o relacionamento com nossos colaboradores."

5) "O questionamento constante é uma grande fonte de crescimento. E o crescimento, por sua vez, é uma fonte de satisfação."

6) "O líder deve ser um facilitador de bons desempenhos, mas não deve buscar a popularidade."

7) "Um bom profissional é aquele que nunca acha que o que conquistou é o bastante, que sempre quer algo mais, que está disposto a sacrifícios individuais em nome de um objetivo coletivo. E um bom líder é aquele que consegue incutir esse questionamento em seus colaboradores."

8) "É obrigação do treinador, do líder, em buscar em si mesmo as causas do insucesso e assumir responsabilidades em vez de recorrer a desculpas."


()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()




sexta-feira, 13 de junho de 2014

Como pintar com aquarela

Supor que você queira fazer seus próprios convites de festa. E que vai pintá-los usando aquarela.

1) O papel: tem que ser próprio para aquarela, porque ele é impermeável à água. Normalmente tem gramatura de 300.
2) Tirei daqui - como pintar com aquarela:
https://br.answers.yahoo.com/question/indexqid=20081003041458AA86nGs, 
FONTE: http://www.aulasdepintura.com.br/inicio_aquarela.html, mas especificamente esta página não existe mais. 
O site existe (www.aulasdepintura.com.br) e tem muitas dicas legais sobre pintura. Também tem DVD para vender sobre pintura em aquarela para iniciantes, aqui; custa R$58,00, junho/2014. 
Aquarela é o nome da mistura de pigmentos coloridos com aglutinante e também a técnica em que se emprega essa tinta diluida em água. 

Constitui um meio de expressão delicado e transparente, mas exige que o aquarelista trabalhe rapidamente, sem se ater a minúcias e sem poder sobrepor a tinta para retoques.

Ao secar, a aquarela perde a metade de seu colorido, torna-se pálida e esmaecida quando acabada, apresentando um bonito efeito de transparência, porque nela se utiliza pequena quantidade de cor diluída em muita água. 

Com a evaporação da água, o papel adquire luminosidade. Pode-se aplicar outras camadas de tinta, até se obter uma coloração mais forte. À medida que se pintam novas camadas, a transparência da aquarela vai desaparecendo, e sua luminosidade pode se anular por completo. 

Como a água seca depressa, aconselho a que se umedeça o papel somente na área que será pintada no momento. 
Use somente água fervida ou destilada pois a água da torneira propicia o aparecimento de fungos no papel. 

TINTAS : As tintas são fabricadas com pigmentos em pó e goma arábica diluídos em água. 
As pastilhas custam menos que os tubos, porém as tintas em tubo têm brilho mais intenso e não desgastam os pincéis.
Compre tintas de boa qualidade. 
Cores que precisa: azul da prussia / azul cobalto/ amarelo limão/ amarelo cadmio/ amarelo ocre / terra de siena queimada/ verde esmeralda / verde claro/ vermelho cadmio/ carmim/ preto e branco.

PINCÉIS: No inicio bastam 3 ou 4 pincéis. Procure comprar sempre os de melhor qualidade e estes são os de pêlo de marta. Pode-se comprar também os mistos, com pêlo de marta e esquilo. Pincéis sintéticos são baratos mas perdem a ponta com facilidade. 
Os pincéis chatos são usados para espalhar a tinta em grandes áreas do papel. Os redondos para detalhes e partes aguadas. 
Lave-os com bastante água corrente sempre que terminar uma pintura. Molde-os com os dedos para formar uma ponta, de modo que eles não percam a forma ao secar. 
Coloque-os em um copo, com as cerdas para cima 

COMPRE: 
1 pincel chato de cabo curto nº 14 (pêlo de marta ou similar) 
1 redondo cabo curto nº 10 (pêlo de marta ou similar) 
1 redondo cabo curto nº 000 kolinsk 
(Este é o material básico de pincéis, querendo, pode comprar mais) 

GODÊ OU PALETA: Compre uma paleta de plático, branca e com várias divisões . 
Compre uma folha de mata-borrão e corte em tiras c/ 10 centimetros de largura e 20 cms de comprimento, serve para limpar o excesso de tinta no papel. 

O PAPEL: Há vários tipos de papel próprios para aquarela, em folhas avulsas ou blocos. Quase todos são importados e possuem diferentes característicazs quanto à textura, peso e qualidade. O papel varia em textura da superfície (porosidade), em peso (gramatura) e em tamanho.Pinte sempre em papel branco para que sua aquarela tenha limpidêz. 
O papel tende a se enrugar quando molhado e, quanto mais fino, maior essa tendência. 
Guarde o papel sempre em lugar seco pois a umidade ativa impurezas quimicas e altera sua capacidade de absorção de tinta. 

Marcas de papéis: 

Acqua 290 gr. (semi-rugoso) , folha de 50x70 
Arches Satiné , 300 gr. (liso ) 
Montval 300 gr. (semi-rugoso) folha 50x70 
Arches Torchon , 300 gr. (rugoso) 

ÁGUA: Use água fervida ou filtrada, para pintar sua aquarela. Tenha dois frascos com água, um para diluir as tintas e o outro para limpar os pincéis. 
Nunca exagere nas misturas, pois se misturar muitas cores, as combinações se tornarão sujas e sem vida. 

Ao aplicar uma segunda camada de tinta, esta pode criar um efeito interessante, dando às cores maior intensidade. e profundidade. Esta técnica pode ser usada por exemplo, para fazer os azuis desiguais do céu e da água e dar volume e formas arredondadas. 

Decida logo no inicio da pintura, onde se situarão as áreas em que o papel ficará em branco e não avance nesses espaços em hipótese alguma pois o branco da pintura em aquarela é o branco do papel. 

Ao errar, remova a tinta do papel molhando a parte a ser apagada, esfregue um pouco o pincel e secando logo em seguida com o mata borrão. 

A Aquarela depois de pronta deve secar por 24 horas. 
Compre um verniz fixador fosco ou semi-brilho em spray e passe na Aquarela pronta e seca. 
Para emoldurar, coloca-se vidro sem reflexo 

Outras dicas que tirei lá mesmo do Yahoo respostas:
A) Tem que diluir em água. Bastante água, de preferência. 
O pincel tem que ser bem macio (pêlo de marta tropical, por exemplo) e se você não estiver pintando em tela, tem que ser um papel bem resistente, pra não estragar com a água. 
Pra misturar as tintas, você simplesmente espalha as tintas já diluídas e vai misturando. 
E você tem que ser rápida, porque a água seca depressa. Enquanto a tinta estiver molhada, você faz o que quiser com ela no papel. Mas depois que seca, praticamente não da mais pra mexer. 

A partir daí, tem várias técnicas que você pode tentar... Pode molhar a folha antes e depois jogar a tinta, pra ela ir se espalhando e fazendo aquelas manchas características... Pode ir soprando a tinta, espirrando gotas, trabalhar com pinceladas com a tinta pura pra fazer ranhuras, etc... 
Vai fuçando aí! Trabalhar com aquarela é divertido pacas!

B) A aquarela se caracteriza pela transparencia das cores no papel. Precisa ser diluida sim. 
Use godets ou pequenas vasilhas brancas (pode ser um pires ou prato branco) para diluir um pouquinho de cada tubo e vá pingando água destilada ou filtrada até conseguir a tonalidade que vc quer.As cores podem ser misturadas para criar outras cores.Experimente no papel cada cor, deixe secar completamente e depois sobreponha outras camadas e veja o efeito bonito de mistura de cor que vc consegue. A aquarela é executada assim: primeiro desenhe o objeto indicando os locais de sombra.Comece pintando primeiro as cores mais claras e paulatinamente vá pintando os tons mais escuros. Dependendo do efeito q vc quer criar, vc precisa deixar secar cada camada para sobrepor outra ou ainda dar pinceladas de outra cor com a camada molhada . Existem muitas possibilidades ótimas e belíssimas da aquarela. Bom trabalho.

Coloco agora uns videos para vocês terem mais ideias - no Youtube tem bastante.
Em português: escolhi videos para iniciantes. Sendo assim, os 4 primeiros são muito bons, melhor assistir na ordem que coloquei aqui.





Em inglês:
Este próximo vídeo usa lápis de aquarela! Esses lápis vendem no Brasil e são MAIS FÁCEIS DE USAR do que as tintas de aquarela. 

Aqui um passo-a-passo de como você pode fazer seus convites de festa usando a técnica da aquarela, tirei do www.oncewed.com:
 Material:
- tintas de aguarela;
- pincel de aquarela;
- papel de qualidade profissional pesada, BFK Reeves ou Stonhenge é recomendado (o site de onde tirei é americano, logo, não sei se encontramos essas marcas no Brasil), certifique-se que a textura do papel não é muito áspera, pois isso inibe o calígrafo de escrever no papel (o papel foi comprado em uma loja de artigos de arte);
- régua de metal;
- copo de água
- tapete de corte (uma espécie de tatame para cortar)

1. Rasgue o papel em tiras de 7.6cm (= 3 polegadas);
2. Usando as tiras de papel, rasgue-as novamente em peças de 9cm (= 3,5 polegadas);
3. Misture uma paleta de cores (por exemplo, amarelo, laranja, rosa);
4. Crie lavagens sobre os pedaços de papel rasgado com a gama de cores da paleta;
5. Deixe os cartões secarem por 24 horas antes de escrever sobre eles, o que garante que eles estarão completamente secos para que a tinta não manche. Envie para o calígrafo ou tente fazer sua própria caligrafia com um kit de caligrafia diy. (Eles enviaram para o www.hollyhollon.com);
6. Nós prendemos nossos cartões de escolta de casamento feitos de aquarela a uma placa de linho com pinos delicados, mas as opções de exibição são ilimitadas.

Aqui tem outro DIY de cartões de casamento:
http://www.oncewed.com/diy/diy-sun-print-wedding-escort-cards/ - MAS EU NÃO TROUXE AQUI PARA O BLOG. Este artesanato foi usado neste casamento: www.greylikesweddings.com/real-weddings/by-style/diy/sapphire-sun-prints/
Algumas fotos: 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Convites II - Ideias de convites de casamento, batizados, aniversários e preços

Na outra postagem sobre convites (aqui), não coube mais... Daí fiz esta daqui.
Aqui vou me ater mais às empresas nacionais - convites de batizado, chá de bebê, casamento, 15 anos, infantil... Modelos tradicionais, e também os vintage, em papel vegetal, e de scrapbook.
Nosso país tem artesãos e empresas maravilhosas!!!! Quer ver???
E os preços são excelentes!!!
As informações de tamanho, preço, gramatura estão nos nomes das figuras - ou você visita o site das empresas.
Os modelos me impressionaram bastante pela beleza! Eu não saberia qual escolher... Espero que impressionem a vocês também!

Pessoal, o blog Dulcineias e Madalenas é todo voltado para o "faça você mesmo" e "vamos economizar". É uma tentativa de rompermos com os preços exagerados que nos cobram por serviços que podemos fazer. MAS... por favor, num casamento, não economizem na comida e nem no convite. JAMAIS. Não estou falando para você servir faisão, nem para você pagar R$20,00 um convite, mas evite servir por exemplo um arroz todo empelotado feito por um buffet de quinta categoria, assim como também evite aqueles convites feitos por você mesma que ficam com aparência de um rascunho colorido. Nem todo mundo tem talento para trabalhos manuais. Já recebi convites SEM NOÇÃO, amadores ao extremo parecendo de criança de jardim da infância, por exemplo feitos de papel vegetal, mal-acabados, assim como convites impressos pela própria pessoa - ficam tortos na folha, ou com falhas de impressão, ou ainda a combinação de cores e letras é de gosto duvidoso. Quando a gente recebe um convite desses, normalmente a gente acha que todo o resto está avacalhado. Que vamos comer "arroz carnaval" (o que só sai em bloco), deu para entender?? Se você duvida do que falei, dê uma olhada nestes exemplos aqui.
Então por favor: abaixo tem modelos de R$2,50 e até menos;  100 convites você vai gastar R$250,00 e vai atender aí umas 300 pessoas. Economize em lembrancinhas (ou nem as faça, já que o bem-casado as substitui muito bem), viagem de lua-de-mel (depois você terá tempo para isso), capa de cadeira, reduza o número de convidados, troque flores caras por mais baratas, mas não trate mal seus convidados, a começar pelo convite. Ok?
No caso de um batizado, aniversário infantil ou chá de bebê a exigência é menor que para um casamento. Aí passa um convite pouco profissional.
Dos que coloquei aqui, os mais em conta são os da empresa EXPRESSO MIMA - mais para o final da postagem. Só que a gramatura é de 180g/m2. 
Tem convite da Floratta, gramatura de 240 g/m2, impressão por serigrafia, a R$2,90 apenas. 

A gramatura ideal para um convite é igual ou acima de 240 g/m2. 

Se você tem boas habilidades manuais e quiser fazer seus convites, fiz a postagem Convites III em que mostro vários tutoriais com vídeos. Os convites são lindos!

NO ELO 7: EMPRESA NACIONAL LAÇOS E RENDAS:
A maioria dos cartões deles que mostro aqui podem ser fabricados em gramatura de 240.  
Eles não informaram o tipo de impressão, mas me parece a digital. 
36x12cm, R$11,70: 
20x14cm, R$11,30:
20x20cm, R$10,90:
20x14cm, R$11,00:
20x14cm, R$9,70:
20x14cm, R$8,00 (na verdade, R$7,95):
20x14cm, R$11,90:
20x14cm, R$7,70:
20x14cm, R$6,30:
20x12cm, R$6,70:
20x14cm, R$5,70 (o mais BARATO mostrado aqui da Laços e Rendas):
18x14cm, R$7,60:
21x15cm, R$6,20:
20x14cm, R$15,70 (o mais caro mostrado aqui da Laços e Rendas):
19x14cm, R$6,70:
20x14cm, R$7,40:
20x14cm, R$8,50:
20x13cm, R$8,90:
16x14cm, R$6,50:
13x13cm, R$10,70:
19x14cm, R$8,00:
14x6cm, R$2,50, e o 8x4cm, R$1,50:
13x6cm, R$2,00:
Da esquerda, 7x3cm, R$1,00, e o da direita, 8x4cm, R$1,50:
Lágrimas da alegria, da esquerda, 10x2cm, R$1,00 cada, e o da direita, 10x2cm, R$1,00 com 2 unidades:
Da esquerda, 10x7cm, R$1,00, e o da direita, 4x4cm, R$1,00:

NO ELO 7: EMPRESA NACIONAL INOVE CRIATIVA:
A maioria dos cartões deles que mostro aqui podem ser fabricados em gramatura de 240.
A loja não informa o tipo de impressão, mas me parece a digital.  
10x7cm, R$4,10, gramatura de 180:
15x10cm, R$4,10, gramatura de 180:
21x10cm, R$3,90:
15x15cm, R$4,10, gramatura de 250, papel Aspen:
15x15cm, R$6,10:
20x15cm, R$4,10, gramatura de 250:
20x15cm, R$4,50:
O cartão abaixo custa R$6,90, é de 20x20cm - não sei qual a gramatura, não foi informado.
21x10cm, R$6,60:
21x14cm, R$4,10, gramatura de 250:
21x14cm, R$4,10, gramatura de 250, papel Aspen:
21x14cm, R$4,10, gramatura de 250, papel Aspen:
21x14cm, R$4,10, gramatura de 250, papel Aspen:
21x15cm, R$4,10, gramatura de 250, papel Aspen:
21x15cm, R$4,10, gramatura de 250, papel Aspen:
21x15cm, R$5,60, gramatura de 250:
21x15cm, R$5,60, gramatura de 250, papel texturizado:

ELO 7 Loja  Nacional FLORATTA:
Todos os cartões da Floratta são confeccionados com papel na gramatura mínima de 240 g/m2. 
Você compra no elo7, aqui
Achei os modelos muito lindos! 
Como todas as impressões são feitas em serigrafia  e todos têm gramatura mínima de 240g/m2, os preços da Floratta são bem acessíveis. 
O mais barato deles custa R$2,90 - tem uns 3 modelos com esse preço abaixo, e são lindos!
Serigrafia é uma técnica de impressão mais elaborada, que acrescenta sofisticação ao seu convite. 
Para o que não coloquei preços ainda (vou fazendo aos poucos), é só clicar na foto que tem a descrição completa e os preços para cada 100 unidades. 

24x15cm, R$13,60 cada, metalizado, impressão por serigrafia:
 
26x13cm, R$2,90 cada, papel fosco e meia pérola, impressão por serigrafia  (CONVITE mais BARATO da FLORATTA):
26x14cm, R$3,80 cada, metalizado, impressão por serigrafia (CONVITE BARATO da FLORATTA):
24x15cm, R$4,75 cada, papel fosco, impressão por serigrafia:
 
24x12cm, R$8,10 cada, papel metalizado, impressão por serigrafia:
20x20cm, R$9,80 cada, metalizado, impressão por serigrafia:
21x17cm, R$8,30 cada, metalizado, impressão por serigrafia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
26x13cm, R$2,90 cada, papel fosco e meia pérola, impressão por serigrafia (CONVITE mais BARATO da FLORATTA):
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ELO 7 Empresa Nacional D'Convite (maravilhosos):
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E aqui os convites de chá de bebê, batizado e aniversário da D'Convite - nossa, são lindos!!!!!!!
 
 
 
 
 
ELO 7 Empresa Nacional EXPRESSO MIMA (preços bem acessíveis): os modelos são todos em papel 180g/m2.
- Convite: Pode ser confeccionado em Papel 180 g/m² (Opaline, Madeira, Linho, Casca de Ovo e Ondura) nas cores branco, salmão, verde, azul e palha. Texto personalizado.
21x12cm, R$1,85 com laço, e R$1,25 sem laço , gramatura de 180:
21x15cm, R$2,60 com laço, e R$1,60 sem laço , gramatura de 180: 
 
 
21x15cm, R$2,60 com laço, e R$1,50 sem laço , gramatura de 180: 
 
21x10cm, R$1,35 com laço, gramatura de 180:  
21x15cm, R$1,55 com laço, gramatura de 180:  
21x15cm, R$1,70 com laço, gramatura de 180:  
21x15cm, R$1,75 com laço, e R$1,10 sem laço , gramatura de 180, papel ONDURA:  
 
 21x15cm, R$1,85 com laço, e R$1,10 sem laço , gramatura de 180: 
  
21x15cm, R$2,10 com laço, e R$1,30 sem laço , gramatura de 180:  
 
 21x15cm, R$2,10 com laço, e R$1,30 sem laço , gramatura de 180:  
 
21x15cm, R$2,00 com laço, e R$1,30 sem laço , gramatura de 180:  
 21x15cm, R$2,10 com laço, e R$1,30 sem laço , gramatura de 180: 
 15x11cm, R$0,75 com laço , gramatura de 180, PAPEL LINHO - bem barato (CONVITE PEQUENO): 
21x12cm, R$2,10 com laço, e R$1,30 sem laço, gramatura de 180, PAPEL MADEIRA:  

ELO 7 Empresa Nacional MOMENTOS EM VEGETAL:

ELO 7 EMPRESA NACIONAL AMOR NO PAPEL:
ELO 7 EMPRESA NACIONAL ATELIE HOUSEPAPER:
ELO 7 Artesã Janaína Luis Silva:
Para quem gosta de scrapbook, tem o trabalho da Luciana Murta, aqui. Alguns exemplos:
Aqui tem o PAP de um cartão com bolsinha:
Outro PAP do cartão abaixo, com bolso: 
O cartão romântico abaixo você tem o PAP aqui (www.lucianamurta.com/2012/07/02/3094/):
 Tags:
 
Alguns outros exemplos de convites com scrapbooks: 
ELO 7 LOJA Cor de Flor:

 ELO 7 LOJA Athelier Lila:
No O Artesanato (oartesanato.com) tem como fazer convites para chá de bebê, tirei o PAP abaixo daqui:
Material:
- Desenhos diversos
- Cola
- Tesoura
- Cartolina
- Adesivos

Pegue um pedaço de cartolina e corte-a em um tamanho médio, que pode ser entre 10 ou 15 cm. Depois dobre ao meio e na parte da capa é que fazemos as colagens e enfeites.

Pegue os desenhos que imprimiu e comece a colar, enfeitando todos os pedaços do cartão. Uma dica é optar por figuras coloridas, bonequinhos, animais e até mesmo balões. Se quiser elaborar mais e deixar um pouco moderno, aplique fita banana em algumas das colagens para que elas fiquem em destaque. No caso de convites de chá de bebê de meninas, você pode apostar nas fitas com renda, que dão um toque feminino e delicado ao seu artesanato.

Na parte de dentro use canetas coloridas para escrever as informações, como o endereço e como chegar ao local do evento. Outra opção é aplicar uma fita colorida no meio do convite para enfeitar ainda mais.


Dolce Ideale e (nacionais):
Envelope de papel vegetal:
 
 Kit banheiro para casamento e aniversário: 

Para quem quiser fazer seus próprios convites (DIY), coloco na postagem Convites III alguns vídeos com o passo-a-passo (PAP) - os convites são bem bonitos. 
Tem que ter tesoura especial para pequenos detalhes, cortador de papel, cola para acabamento delicado, fitas adesivas dupla face, espátula para vincar dobras... Não adianta querer fazer algo de bom acabamento com qualquer tesoura, qualquer cola... 
Alguns dos convites com vídeo são:


 Este é bem legal, tem uma folha por cima em papel vegetal (a que tem o desenho em verde):

http://onossocasamento.pt/artigos/como-resolver-grandes-problemas-com-lugares-recep-dia-casamento

Como resolver grandes problemas com os lugares da recepção no dia do casamento

Quanto tempo perderam a organizar a disposição da lista de convidados na recepção do casamento? Provavelmente bastante. Porém, no dia do casamento há sempre problemas que acontecem, independentemente do vosso bom planeamento. Saibam que problemas podem surgir e como os resolver.

Um dos convidados não aparece

Pode acontecer não apenas por falta de consideração da parte do convidado, mas porque é possível acontecer algum percalço como uma doença grave. É notoriamente mais fácil resolver a situação de um convidado que não apareça do que resolver a situação de um que apareça a mais. O mais óbvio a fazer é pedir ao catering para remover o lugar dessa pessoa na mesa. Se por acaso essa pessoa fizer muita diferença na sua localização, como se estiver na mesa de honra, o ideal é mudarem algum familiar mais próximo para esse local, para não ficar um espaço vazio com muito destaque. Não se esqueçam de mudar os cartões marcadores de lugar também. Tenham também cartões de escolta suplentes – caso usem estes – para conseguirem re-escrever o nome do convidado a mover de mesa e recolocar o novo número da mesa.

Os convidados não conseguem encontrar a mesa e o lugar na recepção

Antes de tudo, organizem o espaço à prova de confusão: disponham à entrada da recepção cartões de escolta com o nome e mesa dos convidados colocados por ordem alfabética, coloquem marcadores de mesa com o número ou nome de cada mesa; e disponham em cada mesa marcadores de lugar. Se a recepção do casamento envolver muitos convidados devem designar algumas pessoas (hospedeiros) para levar os convidados até à respetiva mesa ajudando-os a encontrar o seu lugar. Se não puderem pagar a hospedeiros, e para além de colocarem cartões escolta e marcadores de mesa, peçam a amigos ou familiares jovens, para ajudarem nesta tarefa. Para tal forneçam o esquema da sala, a lista dos convidados e os seus lugares nas mesas.

Um convidado traz um acompanhante, e não avisou que o ia fazer

Quer seja devido a um mal-entendido, ou a um faux pas da parte do convidado relativamente ao RSVP, este tipo de situação acontece muitas vezes. E para se prepararem para tal acontecimento, podem optar por acrescentar uma mesa de reserva com 4 lugares extra ou poderão optar por colocar numa das mesas da recepção dois lugares extra, para prevenir este tipo de acontecimento. Se algum convidado aparecer dobrado em dois, é fácil encaixá-lo numa mesa que já tem lugares a mais. Se isto não acontecer, é fácil, removam as mesas e os lugares a mais da recepção. Porém não exagerem no número de lugares que pedem a mais pois terão de pagar por eles.

Um dos convidados não tem lugar marcado

Por vezes, por muito cuidado que se tenha, a ansiedade traz consigo falhas de atenção que podem levar a este tipo de problemas. Ao dispor os cartões escolta, os cartões marcadores, por vezes pode acontecer escapar um. E como se certificarem que este tipo de situação não acontece? Coloquem sempre o nome dos convidados por ordem alfabética, em vez de os colocarem por mesa, e verifiquem se essa ordem corresponde aos cartões que têm designados. Façam isto não apenas uma ou duas vezes, façam várias! Se contrataram um wedding planner ou alguém do local da recepção está encarregue de tratar destes detalhes, forneçam à pessoa responsável a lista correta dos convidados do casamento, bem como a disposição dos convidados pretendida, com tudo verificado e reverificado diversas vezes, para diminuir a probabilidade de surgir um lapso destes.  A pessoa deverá voltar a verificar tudo de novo.
http://onossocasamento.pt/artigos/decidir-onde-e-como-sentar-convidados
Não saber onde se sentar faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis. O plano de distribuição de lugares num casamento serve para incentivar a conversação amigável e honrar os convidados especiais. Entre outros motivos, se vão servir pratos diferentes, o catering necessita de saber onde e a quem vai servir o quê. Se desejam que a vossa recepção não seja um tédio, e um desconforto para todos, é melhor pensarem num plano para sentarem os convidados!

Dividir para unir

Criem uma lista com três colunas, uma com o nome do convidado, outra com o grau de parentesco (amigo do noivo, tia da noiva, etc.) e outra com uma característica e/ou interesse específico relativo a essa pessoa. Agora é só separar os convidados por mesas diferentes, segundo o grau de parentesco, e equilibrar isto com interesses ou características comuns aos convidados de cada mesa.

Mesa dos Noivos

O noivo e a noiva serão o centro das atenções, e os convidados sentados ao lado destes serão considerados convidados de honra. As opções neste caso serão: colocar uma pequena mesa para ambos os noivos (opção romântica), ou colocar uma mesa para os noivos, parentes e convidados especiais. Independente das escolhas, o noivo e a noiva devem sempre estar sentados um ao lado do outro.

Redonda ou rectangular?

Numa mesa redonda – onde se deve alternar homem, mulher -, os noivos devem estar sentados um ao lado do outro; ao lado do noivo deve estar a madrinha, o avô, a mãe do noivo, o pai da noiva, mãe da noiva, pai do noivo, avó, padrinho e a noiva. Numa mesa rectangular tradicional (a qual deve estar de frente para os restantes convidados), da esquerda para a direita, considerando 8 lugares deverão sentar-se: pai da noiva, mãe da noiva, padrinho, noiva, noivo, madrinha, mãe do noivo, pai do noivo. Numa mesa deste género, os noivos devem sempre estar no centro para que os restantes convidados os possam ver.

Meninos e meninas

Num segundo casamento, os filhos do noivo, ou da noiva poderão sentar-se na mesa dos noivos, ou próximos desta mesa com outros parentes. As meninas das flores ou meninos das alianças devem sentar-se nas mesas das crianças ou na mesa com os seus pais. No caso dos adolescentes, estes preferem estar em mesas todos juntos.

Anfitriões

Se forem os pais a pagar o casamento, estes são considerados os anfitriões; assim sendo, devem ser estes a decidir onde se senta quem. Neste caso, quem se senta à mesa dos pais é considerado convidado de honra. Também poderá existir uma só mesa de honra para ambos os pais dos noivos. A mesa dos pais deverá ser ligeiramente maior que as dos outros convidados e deve ser a mais próxima da mesa dos noivos.

Famílias à parte

No caso dos pais no noivo serem divorciados, e não terem uma boa relação, será melhor sentá-los separadamente. Deverão dar a ambas as mesas a mesma importância; o pai do noivo poderá sentar-se na mesa dos pais da noiva e a mãe poderá sentar-se na mesa dos padrinhos.

Assentar semelhanças

Aos convidados devem ser atribuídos lugares segundo experiências e interesses comuns. Numa recepção mais descontraída poderão sentar casais separados, embora nada se compare à nostalgia romântica de os casais estarem sentados lado a lado.

Solteiros

Por muito tentador que possa ser, sentarem os convidados solteiros na mesma mesa, poderá despoletar uma situação constrangedora; neste caso, optem por misturar casais com solteiros, será muito mais harmonioso.

Identificação

Preparem pequenos cartões de escolta, nos quais devem escrever o nome de cada convidado; disponham-nos numa mesa à entrada da recepção por ordem alfabética; na parte de trás de cada cartão coloquem o número ou nome da mesa correspondente a cada convidado. Poderão também optar por colocar um quadro informativo com a disposição das mesas e dos convidados. Poderão ainda ter alguém - durante o cocktail - a distribuir estes cartões, podendo posteriormente escoltar os convidados às mesas.

Identificar as mesas

Ao darem a cada mesa, um número ou um nome, deverão colocar um cartão identificativo em cada mesa, com esse nome ou número. No caso de baptizarem as mesas com números, a mesa dos noivos deverá sempre ter atribuído o número 1, ou então não ter nem nome nem numeração alguma.

Perto dos noivos

Sejam sensatos com a distribuição dos lugares. Os familiares e os amigos mais próximos não devem ser “empilhados” à volta da mesa dos noivos. Pode acontecer que estes convidados, devido ao grau de intimidade, ocupem os noivos durante toda a festa, impedindo que os noivos convivam com quem não está tão próximo deles.

Idosos

Tenham em atenção as pessoas mais idosas, estas têm mais dificuldade em ver e ouvir; tentem sentá-las em locais longe da banda; devem estar sentadas em locais mais elevados, para que possam ver e ouvir perfeitamente, podendo apreciar o melhor da festa.

Confraternizar

Não se esqueçam que ao contrário da cerimónia - onde cada família se senta em lados distintos -, a recepção do casamento serve para as duas famílias e amigos conviverem e conhecerem-se melhor; será um gesto apropriado ajudar a reflectir esta filosofia na disposição das mesas e dos convidados.